SAFRAS (28) - Um dos destaques da 20 Feira Internacional da Agropecuária - Fenagro 2007, que acontece de 24 de novembro a 2 de dezembro, em Salvador (BA), será a segunda edição da Global Bioenergy Americas (GBA). Na programação da GBA 2007, serão apresentados novos produtos como os eco-pellets (resíduos agrícolas e madeira para a produção de energia), e projetos para biogás, biodiesel e etanol combustível.
Além de oportunidades de negócios, a Global Bioenergy Americas apresenta aspectos práticos para projetos de crédito de carbono. As atividades da GBA ocuparão uma área coberta e refrigerada de cerca de 1.260m2, com 714m2 de estandes e é destinada a governantes, institutos, centros de pesquisa e empresas brasileiras e estrangeiras no setor de bioenergia.
De acordo com o diretor da Consultoria Empresarial Brasil/ Itália 2000, (CEBI), que apóia o evento, Mássimo Ferraresi, o objetivo é mobilizar para a importância e o potencial de desenvolvimento de bioenergia. "Devido a grande preocupação com os efeitos do aquecimento global, a bioenergia tem sido apresentada como a solução mundial para a alteração da matriz energética", afirma. Com o apoio do Governo do Estado da Bahia, a Global Bioenergy Americas deve reunir empresas de bioenergia de cerca de 25 países. A primeira edição desse evento, que trouxe representantes de mais de 20 países, já resultou na consolidação de negócios. Um exemplo disso foi a assinatura de um convênio entre o Governo da Bahia e a empresa italiana Larus Impianti para a construção de uma fábrica de máquinas de pellets - partículas de resíduos agrícolas que podem ser transformados em energia. Essa segunda edição deverá mostrar as inúmeras condições existentes no Estado, que viabilizam, economicamente e ecologicamente, a instalação e a implantação de novos projetos no Nordeste. "A previsão deste ano é a realização de muitos negócios com empresas internacionais, pois sabem que o Brasil é um dos líderes mundiais na produção de bioenergia, sendo vanguarda no desenvolvimento de novas tecnologias para a produção de biocombustíveis", diz Ferraresi.
A GBA contará com a participação de palestrantes de renome internacional.
Uma platéia de mais de 300 profissionais ligados ao setor de bioenergia entre entidades governamentais, concessionárias de energia, cooperativas e associações de agropecuaristas, entidades de pesquisa aplicada e fornecedores de equipamentos e de serviços nacionais e estrangeiros são esperados no Parque de Exposições de Salvador. A parceria com entidades e feiras agropecuárias procura sensibilizar, informar, e mobilizar o setor que, na prática, produz a matéria-prima para a geração de bioenergia.
As informações partem da assessoria de imprensa do evento.