Para atender a obrigatoriedade de uso da mistura de 2% de biodiesel ao óleo diesel, as distribuidoras dos derivados combustíveis de petróleo do Estado de Mato Grosso do Sul deverão usar 7,5 milhões de litros do combustível natural até o final de junho. Em todo o País, a Agencia Nacional do Petróleo (ANP), estima que ser preciso adquirir um volume total de 380 milhões de litros, volume suficiente para abastecer o mercado nacional durante o primeiro semestre de 2008.
A medida, em desde o dia 1º de janeiro, é estabelecida na Lei nº 11.097/05, e segundo a ANP, não trará mudança na rotina operacional do revendedor pois estará adquirindo do distribuidor e comercializando ao consumidor final os tipos de óleo diesel hoje especificados.
Com base nos dados da venda das distribuidoras do Estado cadastradas no site da ANP, nos primeiros seis meses de 2007, o consumo de Diesel foi de 378.451 metros cúbicos. Durante o ano todo, com base nos dados consolidados de 2006, o consumo sul-mato-grossense tem oscilado entre 1 a 0,9 milhões de metros cúbicos.
Para maiores informações, o site da ANP apresenta um tira dúvidas on-line. (http://www.anp.gov.br). Dentre as informações, é bom lembrar que a partir de agora, os postos de combustíveis não precisam mais informar nas bombas abastecedoras que o produto é biodiesel. Entretanto, se quiserem, podem exibir em suas instalações a indicação de que o óleo diesel possui 2% de biodiesel. FONTE: Agora MS ? MS