O aumento das alíquotas de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) sobre crédito, seguros e câmbio obrigou o BB (Banco do Brasil) a suspender a concessão de crédito rural e de todas as outras linhas de financiamento que tinham alíquota zero do tributo. O banco justificou que teve que mexer no sistema operacional para acrescentar o imposto que até agora não era cobrado.
Também foram afetadas as operações com crédito do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e as linhas do Finame (Financiamento de Máquinas e Equipamentos).
O BB estima que a concessão de crédito será retomada até sexta-feira. Segundo a assessoria de imprensa, amanhã algumas modalidades de empréstimos rurais já estarão disponíveis. O BB, responsável por 65% do crédito agrícola no Brasil, garante que a parada na concessão de empréstimos por uma semana não vai afetar o calendário agrícola do país, já que em janeiro o volume de crédito concedido é baixo.
Duas linhas de crédito agrícola que não tiveram aumento de IOF estão funcionando normalmente: as feitas com recursos dos fundos regionais e as de financiamento fundiário, para reforma agrária. FONTE: Folha de São Paulo ? SP