O Conselho Monetário Nacional (CMN) autorizou cinco bancos, que operam com poupança rural, a oferecerem linhas de crédito para produtores e produtoras rurais. A resolução com as regras foi publicada pelo conselho no final de novembro. O Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Banco da Amazônia, Bancicred e Bancoob estão autorizados a liberar linhas de crédito, na nova modalidade, até 30 de junho de 2008. A medida vai beneficiar também os que já contrataram crédito do programa Gat Giro Rural.
O diferencial da nova linha de crédito é a taxa de juros: a média da modalidade é de 10,5% ao ano, contra 15% dos financiamentos convencionais. O prazo de pagamento do empréstimo é de 24 meses.
Estão disponíveis para empréstimo R$ 500 milhões de reais, que foram alocados para a poupança rural. Esse valor foi retirado do montante disponível para o programa Fat Giro Rural, que tem em caixa R$ 3,5 bilhões. Esse programa concede financiamento para produtores rurais que não conseguiram quitar dívidas com fornecedores de insumos e serviços nas safras de 2004/2005 e 2005/2006.
Ciléia PontesAgência Contag de Notícias