Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
TERCEIRA IDADE
Avaliação: Plenária Nacional da Terceira Idade e Idosos Rurais
WhatsApp

18 de Junho de 2012

TEMAS RELACIONADOS:
terceira idade

Depois de três dias (13, 14 e 15 de junho), hora de avaliar os resultados da 1ª Plenária Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras da Terceira Idade e Idosos (as) Rurais. Ao ser aprovado o documento base ao final do Encontro, a secretária de Políticas Sociais, 3ª Idade e Idosos da Fetaema, Rosemarí Malheiros, destacou a necessidade do Movimento Sindical dos Trabalhadores (as) Rurais avançar na conquista das políticas públicas voltadas para 3ª idade e idosos do campo brasileiro. “ Todas essas políticas em discursão nos três dias, já são conhecidas do MSTTR, porém, com a realização desta Plenária, nós esperamos que possamos ir para prática. Mesmo sabendo da importância do debate "Envelhecimento e os desafios: aposentadoria, emprétimo consignado, violência e exploração", levantado junto aos representantes do INSS, Banco Central e Associação Brasileira de Bancos, pedimos urgência, para que esses órgãos competentes, melhorem suas estratégias na aplicação dos empréstimos consignados, de forma que nossos(as) idosos(as) do campo brasileiro não continuem sendo lesados".

Saúde em emergência Além do empréstimo consignado, os delegados e delegadas da I PNTTTIR, reivindicaram para os representantes dos Ministérios do Governo Federal presentes no debate “ Direitos e Políticas em prol do envelhecimento ativo e saudável no Brasil", possibilitem uma participação mais efetiva da Contag, nas suas mesas de discursão e decisão, de forma que haja uma melhor aplicação e implementação das políticas públicas voltadas para categoria de trabalhadores e trabalhadoras rurais da terceira idade e idosos.

Tendo como base este debate levantado ainda no 1º dia (13), a delegada Joana Santos do STTR de Rosário, destacou o estado de “emergência”, que se encontra a saúde para quem tem mais de 60 anos no Brasil. “Os idosos necessitam de uma vida digna e com respeito, mas isso infelizmente nem sempre se encontra nos hospitais ou postos de saúde disponibilizados pelos governos (Federal, Estadual e Municipal). Eu por exemplo, preciso de vários remédios, para osteoporose, hipertensão, porém, quando procuro nas farmácias públicas nunca encontro. Esperamos que com as proposições do Documento Base construídas e aprovadas durante a I PNTTTIR, consigamos conquistar dos nossos direitos”, ressaltou Joana da Cruz Santos - STTR de Rosário.

História do MSTTR A 1ª Plenária Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras da Terceira Idade e Idosos e Idosas Rurais, não foi apenas uma momento de lutar por políticas públicas atuais, foi também um resgate da memória do MSTTR, afinal, cada um(a) presente ali, com mais de 60 anos de idade, foi um precursor da história de luta por melhores condições de vida para crianças, adolescentes, jovens, mulheres, homens, idosas e idosos do campo brasileiro. "Um momento que achei importante foi lembrar a história do MSTTR, tanto através do lançamento do livro ´´Retrato da Repressão Política no Campo - Camponeses torturados, mortos e desaparecidos", lançada no 1º dia(13) , como com a presença dos ex presidentes da Contag, Zé Francisco e do companheiro Francisco Urbano. Espero que estes relatos sejam norteadores tanto para o aprendizado, como para os debates na nossa Escola Naciol de Formação da Contag- Enfoc, " destacou João Firmino Pinto (Joquinha) - STTR Cururupu.

Conquistas e desafios Após lembrar dos pedidos da criação da Secretaria Nacional dos Idosos no Grito da Terra Brasil, educação nas nossas escolas com aplicação do Estatuto do Idoso e confecção e distribuição do Estatuto do Idoso através da Secretaria dos Direitos Humanos, Natalino Cassaro, secretário de Terceira Idade da Contag, pontuou em sua fala no encerramento do evento, a responsabilidade com a terceira Idade e Idosos (as) , que internamente o MSTTR deve assumir. "Nós denunciamos muito os atos de violência contra nossos idosos (as) as autoridades competentes , porém, penso, que também temos que questionar o próprio MSTTR, quanto ao respeito e compromisso com aqueles e aquelas com mais de 60 anos. Afinal, se um idoso(a), chega nos nossos STTR´s, Fetag´s ou CONTAG, e não o(a) tratamos com dignidade, também não estamos cometendo um ato de violência?, questionou Natalino Cassaro.

Avalição positiva No encerramento da 1ª Plenária Nacional de Trabalhadores de Trabalhadoras da Terceira Idade e Idosos(as) Rurais, as falas do secretário Nacional da Terceira Idade, Natalino Cassaro e do presidente da Contag, Alberto Broch, seguiram no mesmo tom. Mesmo reconhecendo os desafios, avaliaram como positivo o evento, pois, a partir do dia 15 de junho de 2012, o MSTTR tem um documento de construção coletiva que aponta para a consolidação de políticas púbicas, respeito e dignidade aos construtores da história do MSTTR. Por fim, agradeceram a cada um(a), pelas lutas, conquistas e manutenção do sistema Contag.

Vale lembrar A 1ª Plenária Nacional de Trabalhadores de Trabalhadoras da Terceira Idade e Idosos(as) Rurais, teve início no dia 13, onde, após todos (as), estarem credenciados(as), os delegados e delegadas, assistiram a uma mística de abertura da Plenária, com a entrada de elementos próprios da Agricultura Familiar, tendo como personagens: crianças, jovens, adultos(as) e idosos(as).

Abertura Política Logo em seguida foi realizada a abertura política, com presença do presidente da Contag, Alberto Broch, da vice presidente da Contag, Alessandra Lunas, do secretário Nacional de Terceira Idade da Contag, Natalino Cassaro, representandes da CUT e CTB, da presidente do Conselho Nacional da Pessoa Idosa, Karla Jiacomin, entre outros.

A importância histórica que os idosos (as) presentes representam para o MSTTR, foi lembrada na fala do presidente da Contag, Alberto Broch. "Vocês representam nossa história, meio século de história! Agradeçemos a vocês pela luta, por um Brasil com justiça, liberdade, Reforma Agrária, Direitos Salariais, dentre tantas bandeiras de luta da nossa categoria. Ao mesmo tempo, ressalto que a presença de vocês, nos enchem de energia rumo a mais 50 anos do Sistema Contag no Brasil".

Natalino Cassaro, agradeçeu a todos e todos, que realizaram a 1ª Plenária Nacional da Terceira Idade e Idosos Rurais da Contag. "Agradeço profundamente toda diretoria da Contag pelo apoio, aos nossos companheiros das Fetag´s, que marcaram presença nas 27 Plenárias, realizadas de setembro de 2011 a abril deste ano.

Natalino Cassaro, aproveitou sua fala, para trazer números do IBGE, que mostram a quantidade dos idosos na zona rural brasileira. Segundo ele são oito milhões e meio no campo acima de 60 anos de idade, deste número, 30% só têm uma ano de estudo e 34% não têm ainda aposentadoria. "Ao revelar estes números, penso na necessidade de avançar na conquista dos direitos, das políticas públicas para aqueles(as) que estão no campo brasileiro" destacou o secretário Nacional da Terceira Idade e Idosos da Contag.

Ainda pela manhã foi realizada uma análise de Conjuntura, com o tema" Envelhecimento Brasileiro Perspectivas e Desafios, com enfoque no Meio Rural", ministrada pelo Dr. Vicente de Paula Faleiros, Pós Doutor em Ciências Sociais. A mesa foi coordenada pelo diretor da Secretaria de Terceira Idade da Contag, Natalino Cassaro .

A tarde do dia 13, foi relizada uma mesa, com o tema “Direitos e Políticas Públicas em prol do envelhecimento ativo e saudável no Brasil". Tendo como debatedores tivemos na mesa: José Wilson Souza Gonçalves, secretário de Políticas Sociais da Contag, sra. Neusa Pivato Muller, coordenadora Geral dos Direitos do Idoso,Tony Bernstein, presidente do Portal da 3ª Idade Informatização e Cidadania e representantes do Ministério da Saúde, Ministério do Desenvolvimento Social, Ministério da Educação, Ministério do Desenvolvimento Agrário /MDA, Ministério da Cultura, Ministério do Turismo e Ministério do Esporte. O moderador dessa mesa foi o diretor de Formação e Organização Sindical da Contag, Juraci Moreira Souto.

Lançamento de livro A noite deste primeiro dia (13), aconteceu lançamento do Livro: Retrato da Repressão Política no Campo ¨Camponeses Torturados, Mortos e Desaparecidos, com a presença de Gilney Viana – SDH e José Francisco, ex presidente da Contag. FONTE: Assessoria de Comunicação da Fetaema - Barack Fernandes



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico