Na sessão ordinária semanal de segunda-feira a Câmara de Vereadores de Ijuí aprovou projeto da prefeitura que autorizou o Município repassar dois mil, 250 reais para a Casa Familiar Rural, mantida pela Fetag Regional de Ijuí, e que está situada na comunidade de Três Vendas, interior de Catuípe.
Conforme o assessor sindical da Fetag Regional, Carlos Karlisnki, a prefeitura de Ijuí é a única administração municipal que contribui financeiramente com a entidade.
Porém, cooperativas da região, como Cotrijuí, Sicredi, Ceriluz, além da Unijuí, Emater e a área educacional auxiliam com recursos humanos, dinheiro, e outras necessidades urgentes.
No entanto, Carlos Karlinski frisa que são necessárias mais parcerias. Atualmente a Casa Familiar Rural atende 24 estudantes, filhos de produtores.
Deste total, 14 alunos são da primeira turma e se formam na metade deste ano. Por isso existem vagas para quem quer se integrar ao projeto, que visa manter os jovens no meio rural.
Através de um projeto em conjunto entre a Mesoregião Grande Fronteira do Mercosul e o Ministério da Integração Nacional chegaram novos equipamentos para agroindústrias e cooperativas das regiões noroeste colonial e celeiro.
Segundo a secretária executiva do Conselho Regional de Desenvolvimento do Noroeste Colonial, Rosana Calai, esta é a terceira e última etapa de repasse, cujo projeto é de 2004.
Desta vez foram beneficiados os municípios de Ijuí, através da cooperativa de pisicultores; Bozano; Ajuricaba, por meio da Coprana; Coronel Barros, com a associação de produtores; Esperança do Sul; Crissiumal e São Valério.
Conforme Rosana Callai, são equipamentos para agroindustrialização de produtos derivados de carne, massas, frutas e leite. No total esta última remessa de equipamentos envolve verbas na ordem de 75 mil reais. FONTE: Rádio Prograsso de Ijuí/SC - 09/04/08