Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
DESMATAMENTO NA AMAZÔNIA
Aumento de 216% de áreas desmatadas na Amazônia: é preciso fortalecer ações de preservação ambiental e de proteção de lideranças e comunidades ameaçadas na maior floresta tropical do mundo
WhatsApp

20 de Abril de 2021


Foto: Felipe Werneck
TEMAS RELACIONADOS:
desmatamento na amazônia

Dados divulgados pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), obtidos via Sistema de Alerta do Desmatamento (SAD), registram que o mês de março de 2021 teve 810 km² de floresta desmatados na Amazônia. Um aumento de 216% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Foto: Greenpeace Brasil

O desmatamento da Amazônia registrado pelo Imazon também é o maior para o mês da série histórica feita pelo Instituto desde 2011, sendo os estados com maiores áreas devastadas: o Pará (35% de área), o Mato Grosso (25%), Amazonas (12%) e Rondônia (11%).

“Nós, enquanto Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) temos clareza de que o processo de desmatamento é consequência de uma decisão articulada entre o governo federal e ‘grandes’ grupos econômicos internacionais e nacionais, de mineradoras e do agronegócio, que promovem ações predatórias na floresta Amazônica. Essa política ambiental do governo federal ‘esvaziou’ e sucateou todos os órgãos e instituições que têm o papel de monitoramento e fiscalização ambiental”, alerta o secretário de formação e organização sindical da CONTAG, Carlo Augusto Silva (Guto).

Foto: Greenpeace Brasil

Como consequência do crescimento de áreas desmatadas cresce também o número de queimadas na Amazônia. Em 2020 foram mais de 103 mil focos de incêndio, 15% a mais do que em 2019.

Foto: Greenpeace Brasil

Se por um lado o governo federal e "'grande"' grupos econômicos atendendo aos interesses do capital derrubam a floresta, do outro lado, comunidades tradicionais (agricultores(as) familiares, indígenas, quilombolas, ribeirinhos(as), pescadores(as) artesanais, e outras) são as principais barreiras para impedir o avanço do desmatamento e das queimadas na Amazônia.

Extração da castanha do Pará - Foto: ilustrativa

“Através dos seus modos de vida, além de preservar o meio ambiente, essas comunidades coíbem o ciclo dos ‘grandes’ grupos econômicos internacionais e nacionais que diariamente tentam transformar a maior floresta tropical do mundo em pastos e lama de rejeitos de minérios”, compartilha a secretária de Meio Ambiente da CONTAG, Rosmarí Malheiros.

Preocupada com a proteção da Amazônia e dos povos tradicionais que a guardam, a CONTAG participa de várias ações na região e no Brasil, a exemplo da “Campanha a Vida Por um Fio!” Composta por várias entidades, a Campanha atua na proteção de lideranças e comunidades ameaçadas pela sua atuação e militância na defesa dos Direitos Humanos, da Mãe-Natureza e de seus territórios cobiçados na Amazônia.

“É necessário a gente intensificar mais ainda a Campanha: A Vida Por um Fio, pois tem papel fundamental para garantir voz, vez e visibilidade para aqueles(as) que têm uma atuação e dedicação em defesa das questões ambientais e dos povos do campo, da floresta e das águas”, pontua Carlos Augusto Silva (Guto).

A secretária de Meio Ambiente da CONTAG, Rosmarí Malheiros, diz que além do Sistema CONTAG (Sindicatos, Federações e CONTAG) seguir na luta contra a violência no campo e a política ambiental desastrosa do governo federal, é preciso que: “a sociedade como um todo repense a questão ambiental como uma agenda prioritária, pois a superexploração dos recursos naturais comprometerá a sobrevivência do Planeta Terra, gerada pelo aumento da fome, pela escassez de água potável, a eclosão de novas Pandemias, só para citar algumas das consequências causadas pelo desequilíbrio ambiental” .

FONTE: Comunicação CONTAG - Barack Fernandes



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico