Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
AUDIÊNCIA DEFINE APOIO À ASSENT
Audiência define apoio à Assentamento
WhatsApp

14 de Novembro de 2007

TEMAS RELACIONADOS:
audiência define apoio à assent

Prefeito Claudio Barcelos acompanhou a solidenide que foi realizada no Ginásio de Esportes Mancini & Lopes

TACURU - Durante audiência pública convocada pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) com apoio da Prefeitura e da Câmara de Vereadores, a população de Tacuru e Coronel Sapucaia, representada por seus representantes legais, aprovaram a implantação do Assentamento Cachoeira na divisa entre os dois municípios.

A audiência, que aconteceu na tarde da última sexta-feira no Ginásio de Esportes Mancini & Lopes em Tacuru, contou com a presença de produtores rurais sem-terra, de representantes do Incra e dos poderes executivo e legislativo de Tacuru e Coronel Sapucaia, entidades de classe dos dois municípios, além de sindicatos e seguimentos ligados aos movimentos em defesa da aplicação da reforma agrária como a Federação dos Trabalhadores na Agricultura de MS (Fetagri) e a Federação da Agricultura Familiar de Mato Grosso do Sul (FAF) entre outros segmentos sociais.

Durante a audiência, que foi coordenada pelo Superintendente substituto do Incra em Mato Grosso do Sul Valdir Perius, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária realizou uma explanação sobre a área de 5 mil hectares a ser adquirida, como características do solo, posição geográfica como localização, a cerca de 7 quilômetros da Rodovia MS-156, que liga Tacuru a Amambai e o valor do imóvel, que tem capacidade para assentar 300 famílias.

Ao final das apresentações da área foi aberta a palavra para a platéia colocar suas sugestões e as posições foram unânimes em aprovar a aquisição da área para a implantação do assentamento rural.

Em seu pronunciamento o prefeito de Tacuru, Cláudio Rocha Barcelos (PR) destacou a importância da implantação do assentamento rural para o combate ao desemprego e para o desenvolvimento do município e da região e destacou também, os avanços na área social.

"Com as famílias assentadas em suas terras ganha o município com a geração de emprego e renda, o Estado com a arrecadação e o País com a diminuição dos problemas sociais acarretados por conta dos acampamentos às margens das rodovias", disse o prefeito ao relatar que a conquista do assentamento rural é um esforço de vários segmentos, entre eles a Prefeitura e a Câmara Municipal de Tacuru.

Além do prefeito de Tacuru Dr. Cláudio Barcelos e do Superintendente substituto do Incra, estiveram acompanhando a audiência pública, o prefeito de Amambai Sérgio Barbosa (PMDB) que estava acompanhado pela secretária de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária do município Zélia Borges, o presidente da Câmara de Coronel Sapucaia, José Segundo Rocha que estava acompanhado pelos vereadores Celso Cabral (PP) e Sandra Barbosa (PT) e representou o prefeito Ney Kuasne, o vereador José Alves dos Anjos, o "Zé do Gercindo" (PV) que representou o presidente da Câmara de Tacuru, vereador Valmir Otílio da Silveira e os vereadores tacuruense Paulo Pedro Rodrigues, o "Pedrinho" (DEM), Nascimento Otílio da Silveira (PSB) e Jorge Espíndola, o "Alceu".

Também acompanharam a audiência pública o proprietário da Fazenda Cachoeira, onde será instalado o futuro assentamento rural, Darcy Bevilaqua, os presidentes dos sindicatos dos trabalhadores rurais de Tacuru Ailton Milane, o "Ito" e de Sete Quedas, Francisco Pereira de Almeida, o presidente da Fetagri/MS Geraldo Teixeira de Almeida e o presidente da Federação da Agricultura Familiar (FAF) Paulo César Farias, o "PC", além da presidente do Sintraf (Sindicado dos Trabalhadores na Agricultura Familiar) de Tacuru, Ilva Aparecida de Souza.

O Superintendente Substituto do Incra Valdir Perius, em seu pronunciamento, disse que o Incra está com o dinheiro em Caixa e deverá pagar pelas terras da Fazenda Cachoeira ainda este ano e a meta é em fevereiro separar os lotes e começar a assentar as famílias. FONTE: O Progresso ? MS



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico