Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
AUDIÊNCIA DEBATEU EDUCAÇÃO EM C
Audiência debateu Educação em Cuiabá
WhatsApp

27 de Novembro de 2007

TEMAS RELACIONADOS:
audiência debateu educação em c

Da Assessoria

A Assembléia Legislativa realizou nesta tarde de segunda-feira (26), audiência pública para discutir a educação em Cuiabá. Ao iniciar os trabalhos, o autor do debate, Carlos Avalone (PSDB) salientou que a Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto conduzida por Humberto Bosaipo (DEM) tem debatido o tema e que a discussão de hoje visa a contribuir com esse trabalho. As propostas colhidas ao longo do último ano vão compor o Plano Estadual de Educação (PEE).

Avalone disse que o Brasil está mais preocupado em investir em assistência social, em emergências, do que num projeto mais importante que é a aplicação em educação: são R$ 24,3 bilhões para a assistência social, e R$ 22,6 na educação, disse. Sobre o Enem, considera que os números são preocupantes: "temos a pior média do Centro-Oeste e no item redação a situação é mais caótica, ficando à frente apenas de Roraima e Tocantins, e abaixo de todos os demais estados. Os dados demonstram que neste assunto (educação) não estamos certos, precisamos trabalhar mais, investir mais. Não posso aceitar que o orçamento da assistência social seja maior que o da educação, isso é uma visão míope e é preciso mudanças", alertou.

Além do autor, Carlos Avalone (PSDB), estiveram presentes, o deputado Chico Galindo (PTB), o Prefeito de Cuiabá, Wilson Santos; o vereador Edivá Alves, o Secretário Municipal de Educação de Cuiabá, Carlão Nascimento; a Presidente do Sintep/Subsede Cuiabá, Maria Helena Bortollo, o presidente do Conselho Municipal de Educação de Cuiabá, Paulo Eduardo dos Santos, enviou representante, além de professores, funcionários e alunos da rede pública de educação de Cuiabá.

A professora doutora, Filomena de Arruda Monteiro, secretária Adjunta de Educação da capital, traçou um perfil da educação pretendida pela prefeitura de Cuiabá. No documento ´Política Educacional´ a doutora mostrou que a educação pretendida é inclusiva e de qualidade. Entre as ações, para essa qualidade e inclusão: modernização das unidades, diminuição do analfabetismo e da evasão escolar, ampliação do atendimento para inserir a todos, realizar o censo educacional, implantar melhoria de produtividade na educação no campo, programas e projetos de educação especial, ampliando a acessibilidade com diminuição das barreiras arquitetônicas e trabalhar questões de cidadania.

Ainda, retomada da gestão democrática e participativa, incentivo da formação dos grêmios e avaliações qualitativas e quantitativas, entre outras, com olhos para a infância.

A professora especialista Julieta dos Santos Ribeiro Nunes Domingos apresentou o Programa Educação em Movimento, com planos escolares que visam à melhoria da gestão e da qualidade no ensino. O plano envolve diversos projetos que juntos abrangem as demandas de uma educação inclusiva e de qualidade. Julieta informou que em Cuiabá, 100% das escolas estão dentro do Programa de Desenvolvimento da Educação (PDE), do Programa de Políticas Pedagógicas (PPP), e do Programa de Acompanhamento e Assessoramento (PAC), e 70% dentro do Programa Escola Viva.

Para o deputado Chico Galindo, o plano apresentado pelas duas representantes da secretaria municipal de educação é "um desafio, porque tem início, meio e fim, e agora requer que cada um, faça sua parte, lutar para que a educação não tenha números baixos e sim, seja para todos e de qualidade". O deputado federal Eliene Lima (PP) disse que nunca é demais discutir o tema, que é extremamente polêmico em função dos resultados do Enem e ressaltou que há controvérsia em relação às pesquisas realizadas no Brasil. Para ele, o ponto crucial da educação brasileira e local é salário, além de outros pontos como material didático, espaço físico e conscientização, através de um trabalho para despertar a auto-estima dos envolvidos.

O prefeito de Cuiabá, Wilson Santos, destacou a parceria entre a secretaria e o Sintep/subsede Cuiabá de se colocar a serviço da educação, independente de posições políticas. Para ele, é importante garantir que todos tenham oportunidade de estudar e não há nada mais importante que investir na educação. Ele citou que o ministro da Educação Fernando Haddad estará em Cuiabá, na quarta-feira 28, para lançar o Plano de Desenvolvimento da Educação e conhecer um dos programas locais de educação.

A presidente do Sintep, Maria Helena Bortollo, disse que é preciso fazer uma avaliação dos índices e dados do país, e avaliando o retrato da educação no Brasil nos últimos cinco anos, não seria possível um resultado mais animador. "Os dados da prova Brasil de fevereiro, também deverá ser o resultado desse processo e há tem grandes expectativas". Para ela, o processo educacional é doloroso e ações pontuais não vão acelerar esses dados. "Num país que só gasta 3.9 do PIB com educação os resultados não podem ser melhores". A sindicalista disse que é preciso investir em pessoal, atender a um piso salarial maior, sob pena essa situação permanecer. Para ela, não é só salários, "é preciso investir no salário, na dedicação exclusiva, em investimentos e outros pontos importantes".

Helena ressaltou que o Sintep é parceiro, trata a educação com responsabilidade. Entre os avanços citados por ela, está o processo de escolha direta dos gestores das creches, que deixam de ser por indicação do executivo e passa a escolha democrática nas unidades. O representante da Unesco, Antônio Máximo fez uma avaliação da gestão democrática e afirmou que é difícil de ela se concretizar na escola. "Tempos professores que eram bons quando indicados, passaram a serem votados na gestão democrática e continuaram bons e também diretores que eram ruins quando indicados, e continuaram assim, após serem votados". Para ele, suas experiências mostram que a questão é também de empenho pessoal, quando se tem professor que faz muito com pouco e outros que fazem pouco tendo muito.

O secretário de Educação, Carlão Nascimento disse que a gestão trabalha para que até dezembro de 2008, sejam cumpridas todas as promessas feitas pelo prefeito Wilson Santos. A meta é desenvolver o Plano apresentado pelas professoras Filomena Arruda e Julieta Santos. "Temos uma meta de trazer a criança e fazer com que ela permaneça na escola", concluiu.

EXPERIÊNCIA

Na Audiência Pública também foram feitas exposições de projetos com resultados positivos. O primeiro, Projeto Cor e Som ´Há Vida Em Suas Mãos´, desenvolvido na Escola Municipal de Educação Básica Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, na capital. O projeto venceu o Prêmio Nacional Professores do Brasil, do Ministério da Educação (MEC). Mara Auxiliadora de Oliveira e Isabel Cristina Corrêa Ribeiro, explicaram que o projeto envolveu 45 crianças do Ensino Fundamental. "Ensinamos, por meio da música, toda a alfabetização com todos os conteúdos foram trabalhados com a música", ratificou Isabel Corrêa.

O segundo projeto desenvolvido na Escola 08 de Abril e de envolvimento dos pais na vida escolar. Os pais foram conquistados inicialmente com atividades festivas e agora, mais conscientes, participam mesmo sem festa. Com essa participação o rendimento escolar é maior, segundo a escola.

MINUTO DE SILÊNCIO

O deputado estadual Carlos Avalone (PSDB) que presidiu a audiência pública na Assembléia Legislativa que discutiu a realidade da educação na capital, iniciou os trabalhos, pedindo um minuto de silêncio em memória do ex-deputado Renê Barbour, falecido nesta segunda-feira. FONTE: O Documento ? MT



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico