Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
ENFOC
ATO POLÍTICO CULTURAL ANTIFASCISTA: política, arte e cultura para enfrentar o fascismo e em celebração aos 100 anos de Paulo Freire!
WhatsApp

29 de Outubro de 2020


Arte: Comunicação Fetagri-PA - Bruno Leão
TEMAS RELACIONADOS:
enfoc

“O fundamental é saber que a luta não se acabou, não se acaba, que, sendo histórica, muda a maneira de apresentar-se, de fazer-se, e por isso tem que ser reinventada em função das circunstâncias históricas e sociais. A questão não é desistir da luta, é mudar as formas da luta”. (Paulo Freire – Pedagogia do Compromisso)

Com o caráter político celebrativo, de denuncia e anúncios, a Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) por meio da sua Escola Nacional de Formação (ENFOC) realiza nesta sexta-feira (30 de outubro), a partir das 15 horas, Ato Político Cultural Antifascista, com transmissão na página do Facebook ENFOC CONTAG

O Ato marca o encerramento da Jornada Formativa Fascismo – Conhecer para Combater, promovida pela Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC) em parceria com o professor de Universidade de Brasília (UnB), Fernando Horta. “Muito se discute se podemos usar ou não a palavra fascismo para a atualidade brasileira e mundial. O objetivo da Jornada foi entrar de maneira radical e aprofundada nessa discussão para dirimir dúvidas, apresentar o debate histórico sobre o tema e preparar educadores e educadoras populares para lidar com o conceito e as práticas fascistas no dia a dia”, compartilha Fernando Horta.

A Jornada Formativa Fascismo – Conhecer para Combater teve início em 20 de agosto e se desdobrou em 10 encontros de troca de conhecimentos, vivências e, sobretudo de compromissos com a luta por uma sociedade justa e um mundo verdadeiramente livre de todas as formas de violência, preconceito e opressão. Participaram da Jornada cerca de 70 educadores e educadoras populares, entre dirigentes, assessores (as) do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) e convidados (as).

“O nosso caminhar da Jornada Formativa Fascismo - Conhecer para Combater foi marcado pela denúncia contra o fascismo e todas as suas expressões de violência e ataques aos movimentos populares, às instituições democráticas e à vida das pessoas mais vulneráveis. Oportunidade em que também anunciamos e nos comprometemos em nos fortalecer coletivamente para combater o fascismo que nos ataca, nos expulsa das nossas terras e nos violenta de todas as formas”, afirma o secretário de Formação e Organização Sindical da CONTAG, Carlos Augusto Silva (Guto).

Celebração aos 100 anos de Paulo Freire

O Ato Político Cultural Antifascista também será território de celebração e anúncio do caminhar rumo ao centenário de Paulo Freire que será celebrado em setembro de 2021. Momento em que se reafirma a importância da Campanha Latino-Americana e Caribenha em Defesa do Legado de Paulo Freire.

A Campanha em Defesa do Legado de Paulo Freire é fruto da aliança entre o Conselho de Educação Popular da América Latina e do Caribe (CEAAL), a CONTAG/ENFOC e diversos movimentos, organizações e entidades sociais, diante da perseguição ideológica ao pensamento crítico e, em particular, às ideias do educador Paulo Freire, não apenas no Brasil, como também em outros países da América Latina e do Caribe.

“Paulo Vive e seu legado se faz presente através do nosso fazer da ENFOC. Defender o legado de Paulo Freire é lutar pela liberdade de pensamento, a autonomia do sujeito, a democracia plena e o respeito às diversidades. ENFOC rumo ao centenário de Paulo Freire”, ressalta o secretário de Formação e Organização Sindical da CONTAG.

Mais sobre o Ato...

Na programação do Ato estão previstas muitas intervenções artísticas culturais de resistência, falas políticas mobilizadoras, poesias, canções, mensagens que reafirmarão a importância da jornada e do legado de Paulo Freire.

“Vem com a gente participar desse momento único de celebração pelo caminho percorrido na nossa Jornada Formativa Fascismo – Conhecer para Combater e pelo legado do mestre e patrono da educação brasileira, Paulo Freire. Venha somar conosco em mais um momento histórico do itinerário dos 14 anos da ENFOC! Participe do Ato Político Cultural Antifascista, nesta sexta-feira (30 de outubro), a partir das 15h, com transmissão pelo facebook da ENFOC CONTAG”, reforça o convite, o presidente da CONTAG, Aristides Santos.

Contra o fascismo!

Em Defesa do Legado de Paulo Freire!

ENFOC em celebração ao centenário de Paulo Freire!

Viva a educação que liberta, emancipa e transforma! FONTE: Comunicação CONTAG - Barack Fernandes, com informações da Secretaria de Formação e Organização Sindical da CONTAG



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico