O time das trabalhadoras rurais de Afonso Cláudio, interior do Espírito Santo, conquistou o 1º lugar do Torneio de Futebol Feminino, após golear a equipe de Rondônia por 5 a 1. A partida final foi disputada no campo do Cesir, em Brasília, e foi assistido por diretores (as) e assessores (as) da Contag e pelas vibrantes torcidas capixabas e rondonienses.
A equipe do Espírito Santo foi superior e dominou o jogo do começo ao fim. O primeiro gol de cabeça foi marcado por Adriana Bebê, que também defendeu as cores de seu time na modalidade de futsal. A atacante ampliou o placar no segundo tempo após uma cobrança de falta perfeita.
O time de Rondônia esboçou uma reação quando a camisa 10, Gabriela, marcou um gol de pênalti aos 25 minutos. Mas a superioridade das jogadoras foi confirmada com as marcações de Esquerdinha e Elbinha, que balançou a rede por duas vezes.
Kátia Veloso, coordenadora do time de Afonso Alves, comemorou a vitória e ressaltou as dificuldades que o time enfrenta para treinar: "Não é fácil reunir todo o time uma vez por semana. As jogadoras fazem um grande esforço para sair de suas casas e chegar até a cidade". A equipe foi formada há três anos e mandou 16 atletas para participar do Festival da Juventude Rural.
Garra ? A artilheira Adriana Bebê puxou um coro bem-humorado no final da partida, agradeceu a Deus pelo resultado e destacou a garra das trabalhadoras rurais do Espírito Santo: "Agora é só alegria, é correr pro abraço e comemorar". Ela considera que a experiência de participar do Festival está sendo muito "incentivadora" e espera que a Contag avance na organização da juventude rural.
O futebol de campo masculino foi realizado no Clube da Ascade. O time de Rondônia ganhou do Pará por 3 a 1. No futsal feminino, a equipe de Pernambuco goleou Rondônia por 5 a 1 e levou a taça. Já nas finais do vôlei, quem conquistou o título feminino foi o combinado do Centro-Oeste, formado por Goiás, Mato Grosso e Distrito Federal. Eles venceram o Rio Grande do Sul por de 2 sets a zero (parciais de 20x14 e 20x10). No masculino Mato Grosso derrotou os gaúchos por 2 sets a zero (20x17 e 20x8).
O Albergue da Juventude foi a sede da competição de sinuca. A medalha de ouro ficou com o Ceará, que derrotou Minas Gerais, no feminino. Já no masculino, quem levou a melhor foram os baianos.
Fonte: Ronaldo de Moura da Agência Contag de Notícias