A Secretaria de Política Agrícola da CONTAG promoveu duas oficinas nessa semana, que buscaram envolver os/as dirigentes das Federações e Sindicatos da base em temas essenciais para o acesso de agricultores e agricultoras familiares às políticas públicas e para o acesso das famílias aos mercados.
A primeira delas, que ocorreu nos dias 22 e 23, iniciando um ciclo de cinco oficinas regionais de formação para a organização da produção e acesso aos mercados, com a região Centro-Oeste. Em Brasília, foram reunidos/as dirigentes de federações, e sindicatos e de organizações produtivas da agricultura familiar (associações e cooperativas) do Distrito Federal e Entorno, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
"Nossa programação envolveu desde a socialização de projetos em curso relacionados à organização da produção e comercialização até questões direcionadas ao melhoramento dessa organização. Contamos com a participação da CONAB, da Secretário de Abastecimento, Cooperativismo e Soberania Alimentar (SEAB), da Secretaria de Agricultura Familiar e Agroecologia (SAF) do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), e também da academia, com o Instituto Federal Goiano(IFG) e a Universidade Federal do Goiás (UFG)”, explicou Vânia Marques Pinto, secretaria de Política Agrícola da CONTAG.
Com as informações adquiridas nas apresentações e painéis temáticos, os/as participantes da oficina puderam trabalhar em grupo temas, e sobre os como última atividade, visitaram a sede da cooperativa Central do Cerrado, onde puderam vivenciar muitos dos conceitos abordados na prática. Foram observados resultados práticos logo após o término da oficina, que superaram as expectativas da Secretaria, como conta Vânia: “Durante a visita à Central do Cerrado, representantes de cooperativas fizeram articulações políticas para trabalharem juntas de alguma maneira, criando redes e se fortalecendo. Foi um resultado muito rápido, e daremos continuidade nesse trabalho para conseguir mais desdobramentos ainda, considerando o monitoramento constante desses resultados.”
O ciclo de Oficinas Regionais de Formação para a Organização da Produção e Acesso aos Mercados segue na próxima semana, com um encontro da Região Sudeste, seguido da Região Nordeste e Norte nas semanas seguintes. A última será no Sul no mês de outubro.
A outra atividade da semana foi promovida em ambiente online :a Capacitação sobre SNCR, CNIR e ITR, que aconteceu na quinta-feira, 24, em parceria com a secretaria de Política Agrária .O foco dessa atividade foi instrumentalizar os sindicatos que elaboram esses documentos, que são fundamentais para a declaração do Imposto Territorial Rural(ITR).
Essa atividade acontece todos os anos na véspera do período de elaboração da declaração do ITR – no mês de setembro, para melhorar a prestação de serviço dos sindicatos em relação a esse tema. Houve participação do INCRA e da Receita Federal, que contribuiu na discussão teórica e tirou as dúvidas relacionadas à legislação.
A finalização da oficina vai abordar aparte prática e acontecerá no dia 5 de setembro.