Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
POLÍTICA AGRÍCOLA
Atividades de formação e qualificação de dirigentes foram concluídas pela Secretaria de Política Agrícola da CONTAG nesta semana
WhatsApp

25 de Agosto de 2023



A Secretaria de Política Agrícola da CONTAG promoveu duas oficinas nessa semana, que buscaram envolver os/as dirigentes das Federações e Sindicatos da base em temas essenciais para o acesso de agricultores e agricultoras familiares às políticas públicas e para o acesso das famílias aos mercados.

A primeira delas, que ocorreu nos dias 22 e 23, iniciando um ciclo de cinco oficinas regionais de formação para a organização da produção e acesso aos mercados, com a região Centro-Oeste. Em Brasília, foram reunidos/as dirigentes de federações, e sindicatos e de organizações produtivas da agricultura familiar (associações e cooperativas) do Distrito Federal e Entorno, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.



"Nossa programação envolveu desde a socialização de projetos em curso relacionados à organização da produção e comercialização até questões direcionadas ao melhoramento dessa organização. Contamos com a participação da CONAB, da Secretário de Abastecimento, Cooperativismo e Soberania Alimentar (SEAB), da Secretaria de Agricultura Familiar e Agroecologia (SAF) do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), e também da academia, com o Instituto Federal Goiano(IFG) e a Universidade Federal do Goiás (UFG)”, explicou Vânia Marques Pinto, secretaria de Política Agrícola da CONTAG.

Com as informações adquiridas nas apresentações e painéis temáticos, os/as participantes da oficina puderam trabalhar em grupo temas, e sobre os como última atividade, visitaram a sede da cooperativa Central do Cerrado, onde puderam vivenciar muitos dos conceitos abordados na prática. Foram observados resultados práticos logo após o término da oficina, que superaram as expectativas da Secretaria, como conta Vânia: “Durante a visita à Central do Cerrado, representantes de cooperativas fizeram articulações políticas para trabalharem juntas de alguma maneira, criando redes e se fortalecendo. Foi um resultado muito rápido, e daremos continuidade nesse trabalho para conseguir mais desdobramentos ainda, considerando o monitoramento constante desses resultados.”


O ciclo de Oficinas Regionais de Formação para a Organização da Produção e Acesso aos Mercados segue na próxima semana, com um encontro da Região Sudeste, seguido da Região Nordeste e Norte nas semanas seguintes. A última será no Sul no mês de outubro.

A outra atividade da semana foi promovida em ambiente online :a Capacitação sobre SNCR, CNIR e ITR, que aconteceu na quinta-feira, 24, em parceria com a secretaria de Política Agrária .O foco dessa atividade foi instrumentalizar os sindicatos que elaboram esses documentos, que são fundamentais para a declaração do Imposto Territorial Rural(ITR).

Essa atividade acontece todos os anos na véspera do período de elaboração da declaração do ITR – no mês de setembro, para melhorar a prestação de serviço dos sindicatos em relação a esse tema. Houve participação do INCRA e da Receita Federal, que contribuiu na discussão teórica e tirou as dúvidas relacionadas à legislação.

A finalização da oficina vai abordar aparte prática e acontecerá no dia 5 de setembro.



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico