Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
DENÚNCIA
Atentados à Caravana #LulaPeloSul são resultados da cultura do ódio pregada no País
WhatsApp

28 de Março de 2018


Arte: Fabrício Martins
TEMAS RELACIONADOS:
denúncia

A cultura do ódio, do fascismo e da intolerância pregada por setores da “grande mídia”, elite e pelos partidos de direita e extrema direita no Brasil está colocando em risco a segurança de toda a população brasileira. O fato de não aceitarem a possibilidade de o ex-presidente Lula ser candidato à Presidência da República, com grandes chances de ser eleito, está levando a uma série de atentados a Lula, sua caravana e a seus apoiadores e apoiadoras. Até jornalistas que cobrem a sua jornada sofrem na pele essa perseguição.

Nos últimos dias, a Caravana #LulaPeloSul foi alvo de vários atentados. Tentaram invadir o hotel onde Lula esteve hospedado, alguns manifestantes receberam a comitiva com pedradas e ovos, tentaram fechar o acesso ao aeroporto para evitar a chegada do ex-presidente, colocaram pregos na estrada para furar os pneus dos ônibus da caravana no caminho entre Quedas de Iguaçu e Laranjeiras do Sul (PR), e, ontem (27), um dos ônibus foi alvo de quatro disparos de tiro em Laranjeiras do Sul (PR), sendo atingido na lataria e no vidro. Por sorte, ninguém ficou ferido.

Para a CONTAG, além da intolerância e do ódio cultivados contra a classe trabalhadora, contra os mais pobres e contra quem defende governos populares, é inaceitável que esses manifestantes justifiquem que é uma luta por justiça e paz.

Também é repudiante uma senadora incitar a violência e o ódio contra a Caravana #LulaPeloSul. Ana Amélia Lemos (PP-RS), durante um pronunciamento, parabenizou os ruralistas de alguns municípios gaúchos que tentaram impedir o direito de ir e vir da caravana do ex-presidente Lula em seu estado. “Quero parabenizar Bagé, Santa Maria, Passo Fundo, São Borja. Botaram a correr aquele povo que foi lá levando um condenado se queixando da democracia. Atirar ovo, levantar o relho, mostra onde estão os gaúchos”.

E a incitação ao ódio por autoridades públicas não parou por aí. O governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) e o prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), culparam o PT pelos atentados. Alckmin afirmou que os petistas “colheram o que plantaram”, e Doria completou: “O PT sempre utilizou da violência, agora sofreu da própria violência”. É revoltante assistir representantes do povo incitarem a violência e culpar o próprio povo, seus eleitores, pelas suas lutas legítimas.

A presidenta do Partido dos Trabalhadores (PT), a senadora Gleise Hoffmann (PT-PR), durante comício em Laranjeiras do Sul, reiterou que a “caravana é da paz, é democrática”. Em entrevista à Rede Brasil Atual, Gleisi completou: “Na frente nas pesquisas, ele poderia ficar em casa e ganhar a eleição, mas se fosse assim não seria o Lula. É por isso que ele vem aqui, mesmo contra milícias, mesmo enfrentando esse processo injusto, ele vem aqui porque tem compromisso com a luta popular neste país”.

A CONTAG permanece firme na luta em defesa da democracia, do direito de ir e vir de todas as cidadãs e cidadãos brasileiros e com manifestações pacíficas. Esse ataque à Caravana #LulaPeloSul é, na verdade, um atentado a todos(as) nós, ao direito de Lula ser candidato, às diferenças políticas e à democracia.

FONTE: Direção da CONTAG



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico