A CONTAG participa hoje (12) do Seminário Perspectivas da ATER Pública no Brasil, promovido pela Associação Brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural (ASBRAER) em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.
O secretário de Formação e Organização Sindical da CONTAG, Juraci Souto, integra o painel ATER Pública e Desenvolvimento Agropecuário, no qual falará sobre a necessidade de haver assistência técnica e extensão rural para os agricultores familiares que também são produtores de carne e leite. “Existe ainda o preconceito de que a agropecuária não é um segmento da Agricultura Familiar, mas existem muitos produtores(as) familiares neste segmento e que também precisam de apoio e assistência técnica”, afirma.
O secretário da CONTAG também falou sobre o conceito de ATER Pública. “Público não quer dizer que o serviço de Assistência Técnica deve ser feito apenas por órgãos do Estado, como a EMATER. Instituições organizativas e associativas da agricultura familiar podem acessar os recursos públicos e oferecer esses serviços”, explicou Juraci Souto.
O evento conta com a participação do Ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, e do governador do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja. Na programação estão previstos ainda outros dois Painéis: Desenvolvimento Rural Sustentável e ATER Pública e Inovação Tecnológica. Participarão do Seminário representantes da EMBRAPA, da FETRAF, da FASER, da UNICAMP, da EMATER do Paraná e de Minas Gerais, além do presidente da Frente Parlamentar de ATER, deputado Zé Silva (SD-MG) e o presidente da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, Irajá Abreu (PSD-TO). FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Lívia Barreto