Aconteceu na tarde desta terça-feira (10), a audiência com a assessoria internacional do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Na opinião da equipe de negociação da Contag, a reunião foi boa porque houve um entendimento por parte do governo que é preciso criar espaços políticos de discussão sobre os temas internacionais. Também houve uma promessa de institucionalizar esses espaços. Nesse sentido, uma das propostas foi a criação de um Comitê Permanente para Assuntos Internacionais dentro do Condraf (Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável).
Segundo a vice-presidente e secretária de Relações Internacionais da Contag, Alessandra Lunas, o MDA está trabalhando no sentido de viabilizar o Fundo da Agricultura Familiar no Congresso Nacional para garantir recursos para a participação das organizações na Reaf no âmbito do Mercosul.
Outro ponto positivo da audiência foi a declaração de apoio da assessoria internacional do MDA à campanha para o Ano Internacional da Agricultura Familiar. Inclusive, foi informado que o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, será comunicado formalmente.
Por fim, o MDA se mostrou bastante preocupado com as questões ambientais. Durante a audiência, destacaram que o Ministério conta agora com uma assessoria para tratar exclusivamente das mudanças climáticas e estão interessados em internacionalizar esse tema com as organizações parceiras.
A próxima agenda de negociações voltada para a temática internacional será na sexta-feira (13), às 15 horas, com o ministro Antonio Patriota. FONTE: Agência Contag de Notícias - Verônica Tozzi