Doze famílias do assentamento Jordivan Lucena, localizado no município de Salgadinho, seridó ocidental paraibano, estão produzindo cerca de 3 mil quilos de alimentos orgânicos por mês, entre verduras e legumes diversos, como: alface de vários tipos, tomate, cebola, pimentão, cebolinha, coentro, batata doce, cenoura, repolho, beterraba, jerimum, etc.
Eles recebem o acompanhamento técnico da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag-PB). Há aproximadamente dois anos, iniciaram o plantio e hoje comercializam sua produção para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), e o excedente aos mercados e feiras locais. Organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Salgadinho, o assentamento Jordivan Lucena é formado por 32 famílias, que convivem numa propriedade de 1.960 hectares.
Segundo o presidente do STTR de Salgadinho, José Victor, a expectativa é de que todas as famílias se envolvam no projeto, no entanto é preciso apoio das instituições responsáveis, como o Incra e Prefeitura municipal, que recebeu do Governo Federal máquinas do PAC, para esta finalidade.
“A propriedade tem terra fértil e potencial hídrico muito grande, são 3 açudes, 1 barragem e 18 poços, mas infelizmente apenas 4 estão funcionando. Com a utilização correta destas máquinas, poderíamos ampliar muito essa produção e gerar renda, não só para as famílias que lá estão, mas quem sabe, até para as comunidades vizinhas. O que eles conquistaram hoje, deve-se, única e exclusivamente, a força de vontade dos próprios trabalhadores e ao apoio da Fetag”, concluiu José Victor. FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAG-PI - Káttia Rodrigues