Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
ASSENTADO USA CRIANÇA EM CARVOA
Assentado usa criança em carvoaria
WhatsApp

05 de Novembro de 2007

TEMAS RELACIONADOS:
assentado usa criança em carvoa

José Maria Tomazela, NOVA ANDRADINA

Assentados da reforma agrária derrubam árvores e produzem carvão em uma área de 5,7 mil hectares de mata nativa no município de Nova Andradina, no sudeste de Mato Grosso do Sul, a 347 quilômetros de Campo Grande. E o pior: há crianças trabalhando nas carvoarias.

A floresta, com formações de cerrado denso e remanescentes de mata atlântica, constitui a reserva legal da Fazenda Teijin, de 28,5 mil hectares, desapropriada pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). No local, foram assentadas 1.067 famílias do Movimento dos Sem-Terra (MST) e da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetagri).

É uma das poucas áreas de mata que restam numa região devastada pela atividade agrícola e pecuária. Isso não impediu que 187 famílias de sem-terra invadissem a reserva. Elas demarcaram os lotes, abriram clareiras para instalar seus barracos e, agora, queimam a madeira para produzir carvão. Muitas deixaram lotes no assentamento para se instalar na mata e explorar a nova atividade.

A reportagem do Estado flagrou crianças trabalhando numa carvoaria. O lote do assentado José Pedro de Jesus, de 54 anos, tem dois fornos em plena atividade. Os meninos Cristiano Lagos, de 11 anos, e Adanilson Alves Souza Jesus, de 14, retiram o carvão da fornalha e amontoam para esfriar. O produto será ensacado e vendido nas margens da BR-267, que corta a fazenda, por R$ 40 o metro cúbico. "Estamos esperando o preço melhorar", disse Adanilson.

Na terça-feira, quando foram abordados pela reportagem, os dois garotos tinham faltado à aula para mexer com o carvão. Eles estudam na escola do Distrito de Casa Verde, o núcleo urbano mais próximo. Cristiano cursa a 3ª série e Adanilson está na 5ª.

ESTUDOS

O avô reconhece que eles têm dificuldade com os estudos. Para a pergunta básica sobre quem descobriu o Brasil, Cristiano tinha resposta pronta: "Dom Pedro." O assentado diz que os netos o ajudam porque ele, atingido por um raio, ficou com o corpo "bambo" e ainda não conseguiu se aposentar.

Ele conta que luta pela terra há cinco anos, migrou do MST para a Fetagri, mas a situação não melhorou. José Pedro diz que não invadiu a reserva. "Fomos assentados aqui pelo Incra, mas eles abandonaram a gente." Com a ajuda da mulher e três filhos, que trabalham numa carvoaria da região, ele construiu a casa de madeira e comprou duas vacas com bezerro para tirar leite. A mata no entorno da casa foi derrubada para formar pasto - a madeira virou carvão. "Vou quebrar mais um alqueire (de mata) para fazer uma roça."

A fumaça dos fornos pode ser vista da rodovia que liga Nova Andradina à BR. O capitão Renato dos Anjos Garner, do comando local da Polícia Militar Ambiental, que sobrevoou a área, disse que as carvoarias estão espalhadas por toda a reserva. "Alguns lotes têm vários, outros nenhum, mas na média é um forno por lote."

Ele fez um relatório para o comando estadual. Órgãos públicos, como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o Ministério Público Federal (MPF) e o próprio Incra foram informados oficialmente do crime ambiental e da exploração do trabalho infantil.

O vereador Tito José (PSDB), da Câmara Municipal de Nova Andradina, encaminhou ofícios para esses órgãos em março, quando os primeiros fornos foram construídos na reserva. No início de abril, a procuradora da República Larissa Maria Sacco determinou ao Ibama que notificasse o Incra para a "imediata paralisação da produção de carvão vegetal e a respectiva supressão vegetal no Projeto de Assentamento Teijin".

Larissa deu 10 dias ao Ibama para apresentar informações e, estando presente o risco de deterioração ambiental, autorizou a requisição de auxílio da Polícia Federal. O Ibama informou que havia notificado o Incra sobre o embargo das atividades de desmatamentos e instalação de fornos. Toda a correspondência foi parar na Câmara. A farta troca de papéis, porém, não teve resultados práticos, segundo o vereador, pois a depredação da área continua. "É um jogo de faz-de-conta." FONTE: Estado de São Paulo ? SP



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico