Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
ASSENTADA RURAL ENTRA EM CURSO
Assentada rural entra em curso na UFSCar
WhatsApp

19 de Janeiro de 2008

TEMAS RELACIONADOS:
assentada rural entra em curso

Simei Morais

Nos próximos quatro anos, a lavradora Adjane Dionísio Pereira não vai pegar em enxada. Quem irá substituí-la no serviço será alguém do grupo de famílias com que trabalha. Ela mora no assentamento rural Sepé Tiaraju, localizado entre Serrana e Serra Azul, onde se produz coletivamente.

Adjane, de 25 anos, entrou para a universidade. Vai estudar em instituição pública, sonho da grande maioria de jovens de sua idade, normalmente acessível a uma minoria que estudou em escola particular a vida toda.

Ela acabou de ser aprovada em Licenciatura Plena em Pedagogia, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É o primeiro curso superior, no Estado de São Paulo, voltado para assentados - o próximo será Agronomia, instalado no campus de Sorocaba.

Pedagogia da terra

Realizado em parceria entre a UFSCar e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), o curso de Adjane já tem um apelido carinhoso: Pedagogia da terra.

"É diferenciado, vai enfatizar especificamente a terra, a zona rural. A gente cobrava muito isso na discussão com a universidade, isso de trabalhar a partir da nossa realidade", diz a lavradora, integrante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). No movimento, ela participa do setor estadual de educação.

Alternância

O curso, cujas aulas começaram na semana passada, funcionará com o método de alternância. Os alunos passam até três meses na universidade, alternados com períodos equivalentes na comunidade. O objetivo é aplicar o conhecimento já obtido e levantar questões para discutir com professores e colegas.

Isso faz com que Adjane já pense em seus momentos de estágio no assentamento, na escola que o movimento reivindica ao governo- e que tem espaço reservado.

"Meu sonho é estar aqui, educando nossas crianças. Fico me imaginando na escola", conta. Ela conversou com a reportagem enquanto arrumava as malas. No outro dia, cedinho, partiu com a família e uma comitiva de assentados para assistir à aula inaugural.

EJA

Adjane completou o ensino médio em 2006, pela Educação de Jovens e Adultos (EJA). Diz que sempre sonhou em ser professora, "que achava bonito". Aplicada, deu aulas para outros adultos do assentamento.

Ela foi a única assentada da região a passar no vestibular para Pedagogia da terra. Fez um cursinho intensivo em 20 dias, na própria UFSCar. A prova foi realizada em 25 de novembro, num dia inteiro de avaliação em que respondeu a questões de conhecimentos gerais, Inglês e Português e fez redação. Diz que foi um período difícil, de ansiedade. Mas que o resultado compensa.

"Todo mundo está sonhando junto, especialmente meus ex-alunos. Eles falam para eu ir, aprender mais e depois passar o conhecimento para eles", relata, emocionada.

Curso tem espaço para filhos de estudantes

Como milhares de universitários, Adjane Pereira vai morar fora de casa para estudar. Se para muitos a vida em república é um eldorado, para a lavradora, significará mais uma luta.

Casada e mãe de dois filhos, terá de se separar do marido e da filha mais velha, de 6 anos, nos períodos em que estiver em São Carlos. O filho menor, de sete meses, ficará com ela. A faculdade para assentados vai reproduzir o Ciranda Infantil, um espaço para crianças de até seis anos que existe nos cursos do MST. "A maioria das pessoas, no movimento, tem filhos", pondera Adjane.

Puxado

O curso será puxado, com aulas de segunda-feira a sábado, para compensar os períodos em que os estudantes ficarão em suas comunidades. Politizados, os alunos já estão se mobilizando quanto a esse "inconveniente".

"Estamos discutindo. Pedimos que nos liberem em três ou quatro finais de semana, no trimestre, para voltarmos para casa, diz.

Companheiro

O marido de Adjane, Fábio Pereira, de 28 anos, dá apoio aos projetos da mulher. Acostumado à coletividade, se coloca como o principal companheiro da mulher, nessa nova fase. Ele mesmo vai deixar de fazer o ensino médio no EJA, este ano, para cuidar da filha, enquanto a mulher busca o diploma universitário.

"Imaginava, quando casei, que nunca poderia continuar os estudos, mas olha só tudo isso", exclama Adjane.

Com a energia de uma caloura, ela pensa no curso e nos projetos do grupo de famílias do qual participa. Já plantam frutas e criam gado, mas vão diversificar ainda mais a produção. Já fizeram planejamento para uma granja. "Tendo mais cultura e conhecimento, dá para produzir mais, já fiz isso depois do EJA", diz. FONTE: A Cidade ? SP



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico