Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
AÇÕES DE MASSA
Às vésperas da realização do 3º Festival da Juventude Rural, aquece a mobilização nos estados e municípios
WhatsApp

11 de Março de 2015

TEMAS RELACIONADOS:
ações de massa

Estamos nos aproximando da realização do 3º Festival da Juventude Rural. A CONTAG, as Federações e Sindicatos estão no processo de preparação e mobilização para que essa ação seja um sucesso em quantidade de público e de qualidade. Estão sendo esperados, em Brasília, de 27 a 30 de abril desse ano, 5.000 jovens rurais de todo o Brasil e da América Latina.

“Estamos nos mobilizando e alguns estados ainda estão realizando os seus Festivais Estaduais para ajudar nesse processo de motivação”, explicou Mazé Morais, secretária de Jovens da CONTAG.

O Festival é um espaço formativo, propositivo e de valorização da cultura e do esporte, de troca de experiências, de fortalecimento da identidade juvenil e sindical e de integração da juventude rural latino-americana. “Na atual conjuntura, esse é um importante espaço para a juventude dizer o que quer, de pautar o governo, e de mostrarmos a nossa cara e o nosso sentimento. Portanto, esperamos que os(as) nossos(as) jovens estejam com essa mesma emoção e adrenalina que estamos nesse processo de preparação”, destacou Mazé.

Em meados de março, a Comissão Nacional de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (CNJTTR) e a Direção da CONTAG entregarão a Carta Nacional da Juventude Rural ao governo federal. Este documento reunirá as demandas dos(as) jovens expressas pelas cinco cartas produzidas em cada Festival Regional, organizada por temas estruturantes, como terra e agroecologia; fortalecimento da agricultura familiar e organização da produção; educação do campo; jovens assalariados(as) rurais e o direito ao emprego decente; políticas de cultura, esporte e tecnologias de informação e comunicação; fortalecimento da democracia e participação social; igualdade de direitos para as jovens mulheres. A expectativa da juventude é que a Carta seja respondida pela presidenta Dilma Rousseff durante a realização do Festival.

Neste espaço também será construído outro documento: a Carta Latino-Americana, que trará o acúmulo construído pelo Seminário Internacional, realizado em outubro de 2013. Esta carta demarcará as especificidades da juventude rural no contexto da América Latina, bem como o fortalecimento da agricultura familiar, camponesa e indígena e a importância de construir um continente mais justo e solidário. O objetivo da coordenação do Festival é de entregar este documento ao secretário-geral da FAO, José Graziano da Silva.

PREPARAÇÃO A preparação do 3º Festival da Juventude Rural está a todo vapor, com a reunião das equipes, da CNJTTR, de contratação de serviços, de produção de materiais de divulgação, de organização de cada momento da programação, e de inscrição da juventude participante.

No site da CONTAG já consta um banner do Festival, com informações e peças para divulgar a ação. O(a) jovem interessado em participar deve procurar a Federação ou o Sindicato do seu município. A inscrição será prévia, em um sistema informatizado no site da CONTAG e realizada pelos estados.

No entanto, Mazé alerta quanto ao papel de todo o movimento sindical nesse processo de preparação e mobilização dos(as) jovens para o Festival. “Essa é uma ação de massa de todo o MSTTR e não só da juventude. Precisamos trabalhar conjuntamente e dar a ela a importância e visibilidade que merece”, ressaltou a secretária.

FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico