Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
AS LIÇÕES APRENDIDAS COM A CRIS
As lições aprendidas com a crise da febre amarela
WhatsApp

03 de Março de 2008

TEMAS RELACIONADOS:
as lições aprendidas com a cris

Secretário Estadual de Saúde de Goiás

Passado o susto da mais recente crise de febre amarela, agora é hora de os agentes de saúde pública refletirem sobre os erros e os acertos das medidas adotadas para estancar as ocorrências da doença. Merece reflexão a estratégia de vacinação em massa e os efeitos adversos da revacinação, assim como a insuficiência de conhecimento sobre as conseqüências da vacina. Também carece de análise o fator ambiental como elemento de influência na saúde pública e o modo de agir da própria sociedade.

Quando foi registrada a primeira vítima da doença na última crise, em dezembro de 2007, a mídia passava por entressafra de assuntos. Sem desmerecer a importância do trabalho da imprensa para informar a população, o tema acabou sendo supervalorizado, o que desencadeou alarmismo entre as pessoas. No estado de Goiás ? localizado na área endêmica de febre amarela ? houve corrida em massa aos postos de saúde em busca da imunização contra a doença. Muitas pessoas que procuraram atendimento estavam com a vacinação em dia. Esse fenômeno acarretou sobrecarga no sistema de saúde, que não está preparado para eventos dessa natureza. Além disso, o episódio deixou à mostra uma das falhas do sistema público de saúde: a falta de sistema único e informatizado que centralize informações sobre imunização da população.

Apesar dos alertas referentes ao perigo da revacinação, mais de 30 pessoas tiveram reações adversas após tomar a vacina contra a febre amarela. A quantidade de vítimas da imunização equivale ao de vítimas da própria doença. Este ano, o Ministério da Saúde notificou 30 casos confirmados de febre amarela. Esses números revelam outra lacuna do sistema público de saúde: a insuficiência de conhecimento sobre os efeitos colaterais e adversos da vacina.

Outra lição que pode ser aprendida é a escassez de conhecimento sobre o ciclo silvestre da febre amarela. Já é tempo de trabalhar para preencher os vácuos de informação. A despeito de ser uma doença conhecida desde longa data ? os registros dão conta de que chegou ao Brasil durante os últimos 25 anos do século 17, provavelmente trazida das Antilhas, onde se alastrava desde a época dos descobrimentos ?, ainda é escasso o conhecimento sobre o vírus em seu habitat silvestre. Com o intuito de preencher esse vazio, a Secretaria Estadual de Saúde de Goiás organizou grupo de estudo na Universidade Federal de Goiás (UFGO) para reunir os dados disponíveis sobre o ciclo da febre amarela silvestre.

Aspecto relevante é o desafio contemporâneo de promover o desenvolvimento socioambiental em harmonia com a saúde das pessoas e do meio ambiente. Os efeitos agressivos do desequilíbrio ambiental podem deflagrar processos complexos, como o do desmatamento que promove a migração de agentes patogênicos, como o vírus da febre amarela, expondo populações humanas a maiores incidências de doenças. O Brasil tem experimentado mudanças ambientais enormes e aumento no número de casos de doenças relacionado ao desequilíbrio ambiental. O estado de Goiás, por exemplo, é a última fronteira agrícola antes da Região Norte. Em média, 70 mil hectares do cerrado goiano são transformados anualmente em carvão para abastecer as siderúrgicas mineiras. E esse tipo de vegetação nativa desaparece a olhos vistos, ficando agora confinado às regiões norte e nordeste do estado.

A crise nos leva a comprovar a necessidade urgente de adotar medidas preventivas mais eficazes que envolvam diversos atores da nossa sociedade. Está na hora de, juntos, governos e populações se unirem em torno da urgência em aprender as lições da crise de febre amarela. O combate a essa e a outras doenças precisa da força de todos os segmentos da sociedade: saúde pública, turismo, comércio, indústria, meio acadêmico e entidades representativas de classe e de segmentos da economia. FONTE: Correio Braziliense ? DF



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico