O levantamento de custo de produção, divulgado na quarta-feira (02), pelo Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), evidenciou a necessidade de uma produtividade maior para cobrir os custos da lavoura gaúcha.
"Isso é conseqüência da ação conjunta do aumento de alguns dos principais insumos da lavoura de arroz e da desvalorização do preço médio da saca entre novembro de 2006 e novembro de 2007" afirma o presidente do Irga, Maurício Fischer. O custo por saca está estimado em R$ 26,28, uma redução de 0,6% em relação a safra passada.
Os arrozeiros, em novembro de 2006, precisavam produzir 133 sacas por hectare (sc/ha) para cobrir os custos de produção. Com os preços pagos por saca em novembro do ano passado, os produtores precisariam produzir um volume 16% maior (155 sc/ha) para equacionarem as despesas. Diante destas evidências, o setor se mantém apreensivo e deve concentrar esforços para garantir a sua sustentabilidade.
A redução de 0,6% no custo de produção se deveu ao aumento da produtividade média do Estado. Enquanto que os insumos utilizados na lavoura arrozeira aumentaram 5%, a produtividade aumentou 5,6%, o que contribuiu para a redução final das despesas de produção.
Conforme a equipe de política setorial do Irga, alguns itens tiveram aumento em comparação com 2006, como adubos de base e cobertura (21,35%), agroquímicos (17,27%), os juros (55,24%) e o frete, que teve uma alta expressiva de 60%.
As informações são do Governo do Estado FONTE: Gazeta do Sul ? RS