SAFRAS (09) - O escoamento do estoque de arroz no Rio Grande do Sul e os mecanismos de comercialização da safra 2007/2008 serão discutidos na próxima quarta-feira (16), em Porto Alegre, em reunião da Câmara Setorial com o secretário de Política do Ministério da Agricultura, Edilson Guimarães. O encontro foi marcado nesta manhã de quarta-feira (9), na audiência do secretário estadual da Agricultura, João Carlos Machado, com o ministro da Agricultura, Reinold Stephanes, em Brasília.
"O ministro foi sensível ao nosso principal pedido, que é escoar cerca de 115 mil toneladas de arroz que estão armazenadas na Cesa no Rio Grande do Sul", afirmou o secretário. À tarde, Machado conseguiu o apoio do ministro do Desenvolvimento Agrário, o gaúcho Guilherme Cassel. A liberação dos silos da Cesa hoje ocupados por arroz colhidos em safras passadas beneficiará aproximadamente 4 mil pequenos orizicultores. Conforme o secretário, a capacidade de armazenamento das oito unidades da Cesa (localizadas em Porto Alegre , Camaquã, Bagé, Cachoeira do Sul, São Gabriel, São Luiz Gonzaga, Rio Grande e Santa Vitória do Palmar) soma 294 mil toneladas. O volume de arroz acumulado nestes silos ocupa 39% do total. "A situação, porém, é mais grave, porque existe o chamado estoque estático, que compromete ainda mais a capacidade de armazenamento", apontou o secretário.
"Como não pode haver mistura dos diversos tipos de cereal depositados, o espaço ocioso em alguns silos não pode ser preenchido", explicou. É o caso dos silos da Cesa situados em Camaquã (que tem cerca de 40 mil toneladas de arroz para uma capacidade de 60 mil toneladas), Bagé (com 12 mil toneladas do cereal para uma capacidade de 20 mil toneladas) e Cachoeira do Sul (que está com 27 mil toneladas do produto para uma capacidade de 68 mil toneladas). "O problema é pontual, atinge oito das 23 unidades da Cesa no Estado, mas precisa ser resolvido antes da colheita para não prejudicar os produtores", ponderou o secretário. A nova safra de aproximadamente 7 milhões de toneladas, segundo estimativa do Irga começará a ser colhida no final de fevereiro. A abertura oficial da colheita do arroz no RS, responsável por 60% da produção nacional, será em Cachoeirinha, no dia 28 de fevereiro, na Estação Experimental do Irga. Na Conab, o diretor Rogério Colombini disse que os técnicos da companhia estudarão a melhor forma de resolver a questão. O diretor técnico da Cesa, Luís Carlos Oliveira, acompanhou o secretário em todas as audiências em Brasília. As informações partem da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Agronegócio do Rio Grande do Sul.