Nos dias que antecedem a realização da maior feira agropecuária do Brasil com foco na pequena propriedade familiar, o Parque Presidente Hainsi Gralow, no quilômetro 143 da BR-471, em Rincão Del Rey, Rio Pardo, se transforma num grande e acelerado canteiro de obras. Enquanto uma equipe finaliza o calçamento das vias que separam as lavouras demonstrativas e os estandes da Expoagro Afubra 2008, outra dá início, hoje, à montagem das pirâmides. Uma delas vai abrigar a solenidade de abertura, para a qual já está confirmada a presença da governadora Yeda Crusius; do ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel e de líderes do Estado e da região.
Já o pavilhão destinado à produção animal, que este ano dobrou de tamanho, só deverá estar concluído na quinta-feira. O local, que teve sua área incrementada em 100% em relação ao ano passado, deverá ser um dos destaques desta edição, com a exposição de gado leiteiro, caprinos e ovinos. "É uma ação estratégica da Afubra, pois é impossível apostar em diversificação sem investir em produção animal", destaca o coordenador da evento, engenheiro agrônomo Marco Antonio Dornelles. O estande, diz, está diretamente ligado a outro tema que segue com especial relevância na feira: a produção de bioenergia. "Há uma forte relação do biodiesel com a alimentação animal, pois tanto girassol como cana-de-açúcar, soja, batata-doce, mandioca e sorgo servem para produzir ambos", disse. O assunto será abordado em palestras por especialistas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).
Conforme o gerente de Eventos da Afubra, Agostinho Wilges, a construção de mais 11 banheiros, a conclusão do calçamento de todas as vias do parque e a ampliação de um dos dois restaurantes fazem parte do incremento realizado este ano para a oitava edição do evento. "Também investimentos em irrigação, reforçamos a rede de luz e ampliamos o número de depósitos de água potável", informou.
Com a participação de 250 expositores, a Expoagro Afubra será aberta ao público às 9 horas do dia 27 e vai terminar às 18 horas do dia 29. FONTE: Gazeta do Sul ? RS