Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
AR MAIS LIMPO NO HEMISFÉRIO NOR
Ar mais limpo no Hemisfério Norte provoca seca intensa na Amazônia
WhatsApp

08 de Maio de 2008

TEMAS RELACIONADOS:
ar mais limpo no hemisfério nor

Secas como a enfrentada pela floresta amazônica em 2005, considerada uma das piores dos últimos cem anos, poderão passar a ocorrer ano sim, ano não já a partir de 2025 e se tornar a norma para o clima da região de 2060 em diante. Um motivo é conhecido: as emissões de gases causadores do efeito estufa. O outro é inusitado: o ar cada vez mais limpo do Hemisfério Norte.

Trabalho publicado hoje na revista Nature (www.nature.com) aponta que o lançamento de poluentes na atmosfera, especificamente de partículas de enxofre pelas usinas termelétricas dos Estados Unidos e da Europa nos anos 1970 e 1980, ajudava a contrabalançar o aquecimento global gerado pelo efeito estufa.

A poluição, sob a forma de sulfatos - compostos de enxofre e oxigênio -, mascara o aquecimento porque, em suspensão na atmosfera, reflete a radiação do Sol de volta ao espaço. De acordo com o estudo da Nature, sem os sulfatos para funcionar como "sombrinhas" sobre o Oceano Atlântico, as águas se aquecem mais ao norte, o que acaba atraindo para longe da floresta a umidade que cairia como chuva, no período de julho a outubro.

Evidentemente que, se é verdade que o "guarda-chuva sujo" faz falta à Amazônia, também é fato que a política correta é reduzir essa poluição. "Ela pode provocar chuva ácida. Partículas em baixa altitude geralmente são ruins para a qualidade do ar e, portanto, para a saúde humana. Reduzi-las é a coisa certa a fazer", diz o principal autor do trabalho, o pesquisador britânico Peter Cox, da Universidade de Exeter. "Mas esses aerossóis de sulfato também vinham compensando uma boa parte do aquecimento global causado por gases do efeito estufa."

"A faixa de chuvas intensas nos trópicos acompanha a parte mais quente do Oceano Atlântico", explica Cox. "Quando a seção tropical do Atlântico Norte fica anormalmente quente, essa faixa se desloca para o norte e para longe de boa parte da Amazônia."

Além de britânicos, o trabalho contou com a participação dos pesquisadores brasileiros Carlos Nobre e José Marengo, ambos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. "Quando unimos aerossóis e gases-estufa, a seca pode acontecer em 9 de 10 anos a partir de 2060", diz Marengo.

Artigo publicado na revista Science em 2007 apontava um aumento no verde da floresta durante a seca de 2005, indicando que ela tinha conseguido aproveitar bem o excesso de radiação solar trazido pela falta de nuvens, sem se abater com a perda de umidade. Mas não há garantia de que esse efeito possa se manter ao longo de uma seqüência de secas, adverte Cox. "Algumas árvores têm raízes muito profundas, que lhes permitem sobreviver por alguns poucos anos secos consecutivos", explica. "Mas aqui estamos falando de uma mudança de longo prazo para uma Amazônia mais seca e, nesse caso, até mesmo as raízes mais profundas finalmente ficarão sem a umidade do solo."

ESCUDO DE SULFATO

O químico Paul Crutzen, um dos ganhadores do Prêmio Nobel de Química de 1995 por seu trabalho sobre camada de ozônio, chegou a sugerir que a humanidade deveria espalhar sulfatos nas camadas mais elevadas da atmosfera, criando assim um escudo artificial contra o aquecimento global.

Cox não sabe se seria boa idéia. "É crucial que passemos pelas simulações científicas apropriadas antes que alguém tente fazer uma geoengenharia de larga escala no sistema climático." Para Marengo, "a solução não seria aumentar o índice dos aerossóis, mas reduzir os gases-estufa".

O diretor do Laboratório de Poluição da USP, Paulo Saldiva, não questiona a ação das partículas no atenuamento do efeito estufa. Mas lembra sua repercussão nociva na saúde. "Um aumento de 10 microgramas de material particulado por m3 de ar diminui em um ano o tempo médio de vida em uma comunidade", diz.

FONTE: O Estado de São Paulo - 08/05/2008



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico