Para o secretário de Estado da Agricultura, Paulo Viana, a participação dos prefeitos e dos secretários municipais de Agricultura é extremamente importante. "Essa parceria é fundamental e o Governo do Estado defende uma integração para que os agricultores não sejam prejudicados em caso de perda de safra. Por esta razão, o Governo garante a contribuição que lhe cabe, numa demonstração de responsabilidade, compromisso social e por entender que o trabalhador rural tem de ter o apoio necessário como produtor de alimentos", disse Paulo Viana.
Viana destaca ainda a necessidade de uma integração cada vez mais forte, pois o Programa Garantia Safra representa a coalização em os Governos Federal, Estadual e Municipal, na direção dos agricultores familiares. Ele diz que não seria justo que o agricultor que contribuiu com o percentual estipulado seja penalizado, caso um dos integrantes do sistema não contribua com o que foi acordado, pois nesse caso o agricultor deixaria de receber R$ 550,00, em cinco parcelas de R$ 110,00, que representa suprir a subsistência da família, em razão de não poder contar com o fruto da lavoura, prejudicada pela seca.
Localizado na região Norte de Sergipe, o município de Aquidabã tem na agricultura (abacaxi, mandioca, feijão) sua maior atividade econômica. Em Sergipe, o abacaxi é um fruto que é produzido em grande escala em Aquidabã. A Secretaria Municipal de Agricultura vem dando apoio aos agricultores locais, realizando eventos, como seminários, onde são discutidas novas técnicas de manejo, como conviver com as pragas e a comercialização. FONTE: Correio de Sergipe ? SE