As Assembleias Gerais Extraordinárias da CONTAG realizadas nesta terça-feira (25) aprovaram a realização do 1º Congresso Virtual na história da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), previsto para acontecer nos dias 06, 07 e 08 de abril de 2021. Uma demonstração que o Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) se reinventa mesmo diante das circunstâncias provocadas por uma pandemia mundial (Covid-19).
Por ter mais de 4 mil Sindicatos filiados à CONTAG, o potencial do 13º Congresso Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares é reunir mais de 8 mil delegados(as) em uma conexão virtual que unirá o Nordeste, o Sul, o Norte, o Sudeste e o Centro-Oeste brasileiro para debater e deliberar sobre os principais temas de interesse dos agricultores e agricultoras familiares, e do país.
Diante das recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para evitarmos aglomerações e a propagação da Covid-19, nos reinventamos e decidimos de forma conjunta pela realização do 13º Congresso de forma virtual, assegurando o debate e a participação das nossas Federações e Sindicatos filiados. O Movimento Sindical sempre foi conhecido por sua luta e conquistas, inovação e ousadia, e nesse momento da história não será diferente, Aristides Santos, presidente da CONTAG.
As Assembleias Gerais Extraordinárias da CONTAG desta terça-feira também asseguraram a implantação da paridade como critério de inscrição dos Sindicatos, consolidando um caminhar de 22 anos pela participação de gênero na principal instância deliberativa do Sistema CONTAG. E a cota mínima de 20% na Delegação Estadual inscrita para o Congresso.
Ao todo estiveram presentes nas Assembleias Gerais Extraordinárias da CONTAG, 150 delegados(as), com cumprimento da paridade, cota de jovens, e participação da terceira idade. Sendo maior em número de participantes do que as Assembleias presenciais.
Os(as) delegados(as) também aprovaram e assinaram Nota da CONTAG e Federações repudiando os vetos do Governo ao PL de Ações Emergenciais à Agricultura Familiar .. Leia a íntegra da Nota AQUI
FONTE: Comunicação CONTAG - Barack Fernandes