Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
ANVISA ALERTA PARA O RISCO DO U
Anvisa alerta para o risco do uso de agrotóxicos
WhatsApp

13 de Maio de 2008

TEMAS RELACIONADOS:
anvisa alerta para o risco do u

Um levantamento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), divulgado em abril, sobre os índices de resíduos agrotóxicos encontrados em nove culturas agrícolas, recebeu grande espaço na mídia, mas pareceu deixar de fora aquele que trabalha diretamente com esses produtos e que, portanto, está mais exposto a contaminações: o trabalhador rural. Os veículos de comunicação deram grande ênfase aos prejuízos dos resíduos agrotóxicos ao consumidor, no entanto este não era o objetivo do levantamento.

Segundo o gerente geral de toxicologia da Anvisa, Luiz Cláudio Meirelles, a importância de se esboçar o perfil da contaminação dos alimentos é proteger não apenas aqueles que o consomem, mas também elaborar ações de boas práticas agrícolas que garantam a saúde do trabalhador rural.

Em relação aos riscos ao consumidor, os dados obtidos pelo Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (Para), revelam que 17,28% das amostras analisadas em 2007 apresentavam quantidades de resíduos acima do limite permitido pela lei ou indicavam uso de agrotóxicos não autorizados para as culturas em questão. O tomate, o morango e a alface foram os alimentos com maiores índices de contaminação.

Por outro lado, há substâncias encontradas nas amostras que são proibidas pelos riscos que representam para quem aplica o produto. Segundo o relatório, o monocrotofós, por exemplo, substância que foi encontrada no tomate, não deveria ser utilizado desde 2006, pois oferece grandes riscos ao aplicador.

Há também agrotóxicos vetados apenas em algumas culturas. É o caso do metamidofós, que foi detectado na amostra de tomate consumido "in natura". Nessa cultura, a aplicação da substância é feita com equipamento de bombeamento manual, o que expõe o aplicador à substância e ao risco de intoxicação. A utilização do metamidofós é autorizada apenas no tomate de plantio rasteiro (industrial), que permite aplicação por via aérea, trator ou pivô central.

A não observância das boas práticas agrícolas é considerada a principal responsável pelo alto índice de amostras insatisfatórias detectadas pelo levantamento. O pesquisador do Instituto Agronômico de Campinas, Hamiltom Humberto Ramos, alerta para que o agricultor sempre observe se determinado agrotóxico é mesmo recomendado para a cultura em que será utilizado, e se a previsão de tempo esperada entre a aplicação e a colheita está dentro do período de carência. Essas informações são encontradas nos rótulos e bulas dos produtos.

Segundo Meirelles, o levantamento feito pela Anvisa é encaminhado para o Ministério de Agricultura e Pecuária (Mapa), que é o órgão responsável por tomar as medidas que corrijam o problema no campo. Entre as ações planejadas pelo ministério estão campanhas de educação voltadas para os agricultores, já que a desinformação é a origem de diversas irregularidades encontradas nas amostras. FONTE: Blog do Sidney Rezende/SRZD - 12/05/2008



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
JOVEM SABER (Novo)
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico