Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
GRITO DA TERRA BRASIL
Ano Internacional da Agricultura Familiar é discutido no MDA
WhatsApp

25 de Maio de 2012

TEMAS RELACIONADOS:
grito da terra brasil

Dirigentes da CONTAG e FETAGs estiveram hoje reunidos com a Assessoria para Assuntos Internacionais e de Promoção Comercial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Foram discutidos pontos da pauta de reivindicações do Grito da Terra Brasil referentes a Relações Internacionais.

Para Alessandra Lunas, vice presidente e secretária de Relaçōes Internacionais da CONTAG, é importante que, ao longo desse ano, seja construída uma agenda concreta com a qual se possa trabalhar ações para Ano Internacional da Agricultura Familiar (AIAF). “Esse reforço na agenda é muito importante para a CONTAG, pois hoje a maior parte desse espaço é ocupado por empresários e não há um olhar sobre a agricultura familiar”, afirmou Alessandra. Para ela, o Brasil é referência no mundo, mas é preciso também avaliar o que já foi construído em relação a políticas publicas afim de detectar lacunas. Dessa forma, pode-se avançar e construir, já como uma atividade do AIAF, um plano de ação estratégico no qual o Brasil também possa coordenar. A criação de um espaço permanente de diálogo sobre as negociações internacionais para tratar especialmente dos impactos da agricultura familiar foi um dos pontos discutidos durante o encontro. Uma das conquistas do 17º Grito da Terra Brasil, realizado em 2011, foi a criação do Comitê Permanente de Assuntos Internacionais (CPAI) dentro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (CONDRAF). Para Francesco Pierri, chefe da Assessoria para Assuntos Internacionais e de Promoção Comercial do MDA, essa criação possibilita a participação da CONTAG nas negociações internacionais e comerciais. “Entretanto, estamos absolutamente conscientes de que apenas isso não é suficiente”, reconheceu. Com relação ao ponto da pauta que diz respeito à Reunião Especializada da Agricultura Familiar do Mercosul (REAF), Francesco informou que a aprovação do Fundo de Agricultura Familiar (FAF) resultou num acréscimo orçamentário e na descentralização das secretarias técnicas. Para ele, essa combinação possibilita que a REAF tenha um acompanhamento mais permanente na articulação com os movimentos sociais e sindicais. Acrescentou ainda que a REAF precisa discutir o tema de comercio Intra-Mercosul a respeito dos produtos da agricultura familiar brasileira. "Se não o fizer, ela perde peso e prestigio junto as instancias em que esses temas são discutidos", Uma nova reunião, dessa vez com o ministro do MDA, Pepe Vargas, acontecerá na próxima senda feira, 28 de maio. A expectativa é que haja respostas consistentes que garantam a participação da CONTAG (e apoio financeiro para tal) nos diversos espaços institucionais que definem a posição do governo nas negociações internacionais comerciais e ambientais que envolvam temas de interesse da agricultura familiar. “Estas questões causam impacto direto no preço dos produtos oriundos da agroecologia. Esperamos que o ministro demonstre a mesma sensibilidade que a assessoria de Relações Internacionais do MDA já vem demonstrando", concluiu Alessandra.

FONTE: Imprensa Contag - Julia Grassetti



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico