Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
AIAF/CI-2014
Ano Internacional da Agricultura Familiar, Camponesa e Indígena é celebrado com muita emoção e expectativas de um futuro alimentar sustentável
WhatsApp

12 de Novembro de 2014


Verônica Tozzi
TEMAS RELACIONADOS:
aiaf/ci-2014



O ano de 2014 foi declarado Ano Internacional da Agricultura Familiar, Camponesa e Indígena (AIAF/CI) pela ONU a partir da luta de mais de 300 organizações sociais do campo de todo o mundo, entre elas a CONTAG, que realizou um grande ato pelo AIAF/CI durante a programação do 4º Encontro Nacional de Formação (ENAFOR), na noite desta quarta-feira (12), em Luziânia/GO.

O ato começou com muita emoção com a apresentação da família de agriartistas que são os protagonistas do vídeo Ano Internacional da Agricultura Familiar, Camponesa e Indígena, a Família de João Batista, que vive e trabalha em Padre Bernardo, entorno do Distrito Federal. Nesta noite, a Praça do ENAFOR homenageou Benjamin Oliveira, senhor agricultor familiar que participa do vídeo.

Um dos principais momentos do evento foi o “Cinema na Praça” com o lançamento do vídeo, que traz imagens, depoimentos e destaca a importância da agricultura familiar para a garantia da soberania e segurança alimentar dos povos, bem como a sua importante contribuição econômica, social e ambiental para o País. Ao final do vídeo, os agricultores artistas foram homenageados pela diretoria da CONTAG e pela delegação internacional – representantes dos Comitês Nacionais do AIAF/CI, que prestigiaram o evento.

O vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da CONTAG, Willian Clementino, também secretário de Formação da COPROFAM, iniciou o diálogo na Praça destacando a luta das organizações sociais do campo em defesa do AIAF/CI e do fortalecimento do setor. “Esse é o nosso ano, estamos todos os dias produzindo alimentos para todo o Brasil. Somos sujeitos que não só plantamos todos os dias, produzimos com amor”. O dirigente também ressaltou a diferença entre os modelos praticados pela agricultura familiar e o agronegócio. “Temos dois modelos, um é o agronegócio, que nunca deu conta de provar o seu papel social, econômico e político na sociedade. Eles dominam mais de 60% das nossas terras. E nós, com 24%, produzimos mais de 70% dos alimentos que chegam às mesas dos brasileiros e brasileiras.”

Willian também citou os principais desafios da agricultura familiar, como a reforma agrária, o acesso ao crédito, a educação do campo, a saúde, entre outros. Além disso, convocou todos e todas que continuem com o debate do AIAF/CI. “É preciso que a gente saiba que 2014 acaba dia 31 de dezembro, mas o Ano Internacional não acaba. 2015 é o Ano Internacional dos Solos, vamos continuar com o debate do AIAF/CI também. Conto com vocês e a CONTAG conta com vocês para continuar divulgando esse vídeo e que, cada dia mais, a sociedade compreenda o papel da agricultura familiar. Viva 2014, viva o Ano Internacional da Agricultura Familiar, Camponesa e Indígena!”

Em seguida, a secretária de Mulheres da CONTAG, Alessandra Lunas, também expressou o seu sentimento com o AIAF/CI. “Fico emocionada ao falar da estratégia do AIAF/CI nesse momento que temos aqui, representando essa luta, vários companheiros e companheiras da América Latina. O AIAF/CI representa a luta e a resistência conjunta dos agricultores e agricultoras familiares no mundo inteiro e o empoderamento desses sujeitos.”

A secretária nacional de Jovens da Presidência da República, Severine Macedo, representando o governo federal, ressaltou a importância do fortalecimento da agricultura familiar e das políticas públicas para a permanência da juventude no campo. “Na SNJ, elegemos como uma das prioridades de trabalho o combate à violência. No Brasil, as principais vítimas são jovens e negros. Boa parte da juventude rural quer continuar no campo, mas com qualidade de vida. Portanto, estamos lutando para que mais nenhum jovem saia do campo se esse não for o desejo dele.”

O ato na Praça Benjamin Oliveira também contou com falas de Gerardine Peres, que representou os Comitês Nacionais do Ano Internacional da Agricultura Familiar e do Diálogo Regional Rural, Tania Champell, coordenadora do Movimento das Mulheres Camponesas (MMC), e Marcelo Fragoso, da Secretaria de Desenvolvimento Territorial/MDA.

O presidente da CONTAG, Alberto Broch, encerrou o diálogo fazendo um agradecimento a toda diretoria da CONTAG e dos agricultores(as) familiares para a realização desse momento e do lançamento do vídeo. “Enquanto assistia ao vídeo e ouvia as falas, passou um filme na minha cabeça. Não foi fácil conquistar a declaração da ONU, foram cinco anos de luta. Agora, foi importante a postura do governo brasileiro, que se posicionou favorável junto a outros governos. No entanto, as perspectivas para o futuro não são boas com a estrangeirização da terra, com o agronegócio, entre outras questões. Não perde só a agricultura familiar, perde a cultura também, precisamos cultivar o fortalecimento da agricultura familiar para valorizar ainda mais o setor, as mulheres e jovens, e conquistar mais políticas públicas. Agricultura Familiar quem não vive dela, depende dela para viver!”

O ato foi finalizado com a entrega dos DVDs e com autógrafos da família de agriartistas.





FONTE: Imprensa CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico