Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
11°CNTTR
Análise profunda do meio rural marca a abertura do Congresso da CONTAG
WhatsApp

05 de Março de 2013

TEMAS RELACIONADOS:
11°cnttr



Foto: Verônica Tozzi

Com a presença de mais de 2.500 delegados(as) das 27 federações e sindicatos que compõem o Sistema CONTAG, foi realizado na noite desta segunda-feira (04), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, a abertura política do 11º Congresso Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (CNTTR).

A mesa foi composta por entidades e órgãos ligados diretamente ao campo, o que proporcionou uma análise profunda das lutas dos trabalhadores e apontou para a necessidade de se traçar estratégias para o enfrentamento dos desafios que a população do campo vivencia. Estavam presentes toda a diretoria da CONTAG, José Francisco, Manoel dos Santos e Francisco Urbano (ex-presidentes da CONTAG), Vagner Freitas e Wagner Gomes (presidentes da CUT e da CTB, respectivamente), Rui Falcão (presidente do PT Nacional), Pepe Vargas (ministro do Desenvolvimento Agrário), Gilberto Carvalho (ministro da Secretaria Geral da Presidência da República), Gerardo Iglesias (presidente da UITA), Alessandra Lunas (secretária Geral da COPROFAM, secretária de Relações Internacionais e vice-presidente da CONTAG), Luiz Ademir Possamai (presidente da Unicafes), além de deputados, senadores e representantes do poder público, de organizações da sociedade civil e de entidades internacionais.



Alberto Broch, presidente da CONTAG.

Entre as principais conquistas, o presidente da CONTAG, Alberto Broch, destacou a autonomia do MSTTR, o protagonismo da Confederação na luta pela Reforma Agrária, a aquisição do PRONAF, PAA, PNAE, PNHR, acordos e convenções trabalhistas a favor dos assalariados(as) rurais, a valorização do papel da agricultura familiar na garantia da soberania e segurança alimentar e a implantação de outras políticas estruturantes. Alberto também falou sobre o processo de construção da Chapa Única do 11º CNTTR, enaltecendo a manutenção e fortalecimento da unidade com respeito às diversidades da categoria.



Carmen Foro, secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais da CONTAG e vice-presidente da CUT Nacional.

A luta pelos direitos das mulheres trabalhadoras rurais foi o ponto central do discurso da secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais da CONTAG, Carmen Foro. Após fazer um breve histórico do protagonismo das mulheres nas instâncias do MSTTR, Carmen apontou os desafios que ainda devem ser superados, como o enfrentamento à violência, a aprovação da paridade e autonomia das mulheres, por exemplo.



Alessandra Lunas, secretária Geral da COPROFAM, secretária de Relações Internacionais e vice-presidente da CONTAG.

Em sua fala, Alessandra Lunas apontou que o conjunto do MSTTR precisa expandir a discussão sobre o campo para além das fronteiras do território nacional, promovendo assim um intercâmbio de experiências com relação à agricultura familiar. Por fim, a dirigente convocou todos e todas para uma luta conjunta no sentido de levar para o mundo o modelo de política democrática e participativa que a CONTAG vem desenvolvendo.

Gerardo Iglesias, presidente da UITA, destacou a importância da CONTAG no cenário internacional como uma entidade classista que vem incrementando seu trabalho e convidou todos e todas a fazerem uma campanha latinoamericana contra a violência do campo.

Apesar do desenvolvimento de políticas direcionadas ao campo, como o avanço do Plano Safra, programas de transferência de renda, assistência técnica e extensão rural, o ministro do MDA Pepe Vargas reconheceu que ainda há muito a ser feito para melhorar as condições de trabalho e vida dos trabalhadores(as) rurais.

O ministro da Secretaria Geral da República, Gilberto Carvalho, referiu-se à CONTAG como uma referência na formação de dirigentes voltados para o desenvolvimento sustentável baseado na agricultura orgânica. Destacou também a luta da Confederação por uma legislação para os(as) assalariados(as) rurais e seu importante papel para a democratização do país.

Todas as falas da abertura política nortearão os próximos debates do 11º CNTTR, que acontecem até o dia 7 de março, véspera da eleição da nova diretoria da CONTAG. FONTE: Imprensa CONTAG - Barack Fernanes



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico