De 13 a 18 de novembro, a cidade de Porto Velho, no Estado de Rondônia se transforma na capital do cinema e vídeo ambiental da região norte. Em 2007 se realiza a 5ª Edição do Festival de Cinema e Vídeo Ambiental. O FestCine Amazônia tem como objetivo principal divulgar, integrar e promover discussões em torno da produção de cinema e vídeos nacionais e internacionais, legendados ou narrados na língua portuguesa que tenham como temática central o meio ambiente.
Sua primeira edição foi em 2003, superando todas as expectativas dos organizadores, já que a adesão do público foi tão grande que as salas de exibição tradicionais tornaram-se pequenas. Pensando nisto, o festival adquiriu um formato itinerante, acontecendo, simultaneamente, em espaços tradicionais de exibição, ou seja, nas salas de cinema da cidade, como também em espaços alternativos.
Para a 5ª Edição, a programação está preparada para levar a um grande público, em vários pontos da cidade, as obras e trabalhos inscritos, além da população dos locais onde ocorrem as exibições terem a oportunidade de conhecerem, pessoalmente, os artistas, produtores e profissionais do audiovisual.
Receberão homenagens do evento, o diretor Geraldo Sarno, a artista Chica Xavier, o Canal Brasil e a artista plástica rondoniense Rita Queiroz, todos em função da importância das obras para o cinema brasileiro e pela contribuição na luta em defesa do homem e do meio ambiente.
A programação está assim dividida:
Cinema no Beiradão - dia 14 a comunidade de São Sebastião, às margens do Rio Madeira, recebe a Mostra Competitiva e presta homenagem à artista plástica Rita Queiroz, a partir das 19:00 horas. Após o festival, o FestiCine Amazônia será exibido, de forma itinerante, às populações ao longo do rio.
Cinema no Circo - realizado debaixo de uma lona de circo, de 14 a 16 de novembro, na Rua Andréia esquina com a Rua Antônio Rivaldi, na Comunidade Nossa Senhora de Guadalupe.
Cinema nos Bairros - de 14 a 16 de novembro, com filmes sendo exibidos no Bairro Floresta na Praça da Avenida Campos Sales, no Bairro Nacional, na Quadra Nova (Estrada do Belmont - próximo a Associação dos Moradores) e Bairro JK (Casa Brasil - Avenida Mamoré);
Cinema no Terreiro - dia 15 e 16, com a exibição do filme Orixás da Bahia, de Lázaro Faria, que será apresentado em um terreiro de religião de matriz afro, onde o encerramento se dará ao toque de tambores;
Mostra Arco Iris - Dia 14, com a exibição do documentário "Bombadeira", do diretor baiano Luis Carlos de Alencar, e que será um ato contra a homofobia;
A Escola Vai ao Cinema - onde os trabalhos são exibidos a estudantes da rede pública e privada da cidade, conquistando um público que não tem o costume de enfrentar as salas de cinema, e gerar no meio estudantil a reflexão sobre os problemas ambientais que cercam as questões brasileiras e a região amazônica. FONTE: Rondoniagora ? RO