Montevidéu foi a cidade anfitriã de uma centena de dirigentes e representantes dos agricultores e agricultoras familiares, camponeses e indígenas de 15 países da América Latina durante os dias 24 e 25 de março. A Confederação de Produtores Familiares do Mercosul Ampliado (COPROFAM) convocou a todos para um Diálogo Regional para planejar e mobilizar o Ano Internacional da Agricultura Familiar, Camponesa e Indígena (AIAF/CI-2014) junto a suas entidades filiadas da Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Peru, Uruguai e Paraguai e aos comitês nacionais de países das regiões andinas, América Central, México e Caribe.
A partir do lema Alimentar o Mundo Cuidar do Planeta, os países apresentaram sua realidade e proposição para tratar com os governos do continente e nos espaços de integração como a Celac, Reaf Mercosul e Unasul e junto aos organismos internacionais como o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e o órgão das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).
Neste diálogo, os representantes do FIDA Mercosul, a Secretaria Executiva da Reaf e o Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) do Brasil destacaram a importância da Reunião Especializada da Agricultura Familiar no âmbito do Mercosul como referência de espaço de diálogo entre os agricultores(as) familiares e os governos da região em um marco de integração.
O dia serviu para sistematizar ideias entorno das diversas realidades e riqueza cultural e alimentar da agricultura familiar e da necessidade de articular esforços regionais para impulsionar novas políticas econômicas e de desenvolvimento dos países.
No dia de ontem (25), o encontro também recebeu uma visita ilustre. O presidente do Uruguai, José Alberto Mujica Cordano, conhecido popularmente como Pepe Mujica, que é agricultor familiar, participou de um dos momentos do diálogo da região, demonstrando o seu compromisso político com o setor.
Foto: Willian Clementino
Nesta quarta-feira, 26 de março, será realizada a IX Assembleia Geral da COPROFAM. Os principais pontos da programação são a prestação de contas da atual gestão, presidida por Alessandra Lunas, que também é a secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais da CONTAG, e a eleição da nova diretoria.
Uma das prioridades da COPROFAM tem sido a atuação no âmbito da Reaf Mercosul, onde se tem conseguido consolidar o conceito da Agricultura Familiar, sua importância tanto entre as organizações como nos diálogos com os governos, e na discussão e elaboração de propostas para a harmonização de políticas públicas de fortalecimento do setor nos países que compõem o bloco do Mercosul Ampliado. Também tem garantido avanços em relação aos programas de compras públicas, políticas de crédito, de terras e outras em fase de implementação como os cadastros da agricultura familiar.
FONTE: Imprensa CONTAG - Verônica Tozzi, com informações da Secretaria de Relações Internacionais