Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
05 DE SETEMBRO: DIA DA AMAZÔNIA
Amazônia, riqueza da humanidade
WhatsApp

05 de Setembro de 2020


Fernando J Sousa
TEMAS RELACIONADOS:
05 de setembro: dia da amazônia

A Amazônia é a maior floresta tropical do mundo, possuindo a mais rica diversidade biológica do planeta em plantas, animais e microrganismos, que fornecem alimentos e matérias primas para remédios e outras atividades comerciais. Só de plantas são cerca de 40.000, em um bioma que possui 4,196.943 milhões de km2, abrangendo 9 países da América do Sul, com 60% do seu território situado no Brasil.

Para valorizar essa riqueza da humanidade foi definido o dia 05 de setembro para celebrar o dia da Amazônia. Sua criação faz uma homenagem ao dia 05 de setembro de 1850, data a qual o Príncipe D. Pedro II decretou a criação da Província da Amazônia, hoje Estado do Amazonas.

A data tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade para as questões que afligem a maior floresta tropical do mundo (como o desmatamento e as queimadas), visto que, apesar de ter 26% da sua área protegida situada em território brasileiro, lamentavelmente, vem sofrendo com a ação humana que se dá através dos madeireiros, ruralistas e mineradoras ilegais, que ignoram essa proteção.

Importante ressaltar o papel fundamental que a Amazônia tem no equilíbrio ambiental do planeta, com destaque ao clima. Como exemplo podemos citar o fenômeno dos rios voadores, processo que se cria através do vapor expelido pelas árvores que produzem suas próprias chuvas, só que a floresta produz tanta água que, através dos ventos, os chamados “rios voadores” são arrastados por boa parte da América Latina, sendo que, a quebra deste fenômeno impacta diretamente no regime de chuvas, principalmente em território brasileiro.

A vegetação presente na floresta Amazônica melhora a qualidade do ar que respiramos, colabora para o equilíbrio do efeito estufa, e guarda a rica fauna e flora ali existentes, além do fato de ser o “lar” de uma variedade de comunidades (agricultores familiares, ribeirinhos, extrativistas, indígenas e quilombolas). É preciso combater sua exploração desenfreada, sob pena de sérias consequências para o planeta e para a humanidade, razão pela qual o Dia da Amazônia torna-se ainda mais importante.

Nesta data especialmente alusiva à Amazônia, a Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), Federações e Sindicatos filiados reafirmam a importância da luta pelo fim da derrubada de nossa floresta, pois não podemos mais permitir que sua destruição aumente.

Para deter esse processo perverso de ataque a Amazônia, é preciso que haja o uso sustentável de seus recursos naturais, o fim do desmatamento e das queimadas, a criação de áreas de conservação, a reestruturação dos órgãos de fiscalização para que os agentes fiscalizadores possam fazer o seu trabalho, e impeçam o descumprimento das leis de proteção ambiental.

“No dia da Amazônia ressaltamos sua importância para o planeta destacando sua biodiversidade, celebrando sua existência, mas também unindo esforços para cobrar do Governo ações concretas de proteção à floresta, inclusive com a inclusão social e econômica das comunidades locais, que são suas verdadeiras guardiãs”, destaca Rosmarí Malheiros, secretária de Meio Ambiente da CONTAG.

FONTE: Comunicação CONTAG, com informações da Secretaria de Meio Ambiente da CONTAG



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico