A Amazônia é a maior floresta tropical do mundo, possuindo a mais rica diversidade biológica do planeta em plantas, animais e microrganismos, que fornecem alimentos e matérias primas para remédios e outras atividades comerciais. Só de plantas são cerca de 40.000, em um bioma que possui 4,196.943 milhões de km2, abrangendo 9 países da América do Sul, com 60% do seu território situado no Brasil.
Para valorizar essa riqueza da humanidade foi definido o dia 05 de setembro para celebrar o dia da Amazônia. Sua criação faz uma homenagem ao dia 05 de setembro de 1850, data a qual o Príncipe D. Pedro II decretou a criação da Província da Amazônia, hoje Estado do Amazonas.
A data tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade para as questões que afligem a maior floresta tropical do mundo (como o desmatamento e as queimadas), visto que, apesar de ter 26% da sua área protegida situada em território brasileiro, lamentavelmente, vem sofrendo com a ação humana que se dá através dos madeireiros, ruralistas e mineradoras ilegais, que ignoram essa proteção.
Importante ressaltar o papel fundamental que a Amazônia tem no equilíbrio ambiental do planeta, com destaque ao clima. Como exemplo podemos citar o fenômeno dos rios voadores, processo que se cria através do vapor expelido pelas árvores que produzem suas próprias chuvas, só que a floresta produz tanta água que, através dos ventos, os chamados rios voadores são arrastados por boa parte da América Latina, sendo que, a quebra deste fenômeno impacta diretamente no regime de chuvas, principalmente em território brasileiro.
A vegetação presente na floresta Amazônica melhora a qualidade do ar que respiramos, colabora para o equilíbrio do efeito estufa, e guarda a rica fauna e flora ali existentes, além do fato de ser o lar de uma variedade de comunidades (agricultores familiares, ribeirinhos, extrativistas, indígenas e quilombolas). É preciso combater sua exploração desenfreada, sob pena de sérias consequências para o planeta e para a humanidade, razão pela qual o Dia da Amazônia torna-se ainda mais importante.
Nesta data especialmente alusiva à Amazônia, a Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), Federações e Sindicatos filiados reafirmam a importância da luta pelo fim da derrubada de nossa floresta, pois não podemos mais permitir que sua destruição aumente.
Para deter esse processo perverso de ataque a Amazônia, é preciso que haja o uso sustentável de seus recursos naturais, o fim do desmatamento e das queimadas, a criação de áreas de conservação, a reestruturação dos órgãos de fiscalização para que os agentes fiscalizadores possam fazer o seu trabalho, e impeçam o descumprimento das leis de proteção ambiental.
No dia da Amazônia ressaltamos sua importância para o planeta destacando sua biodiversidade, celebrando sua existência, mas também unindo esforços para cobrar do Governo ações concretas de proteção à floresta, inclusive com a inclusão social e econômica das comunidades locais, que são suas verdadeiras guardiãs, destaca Rosmarí Malheiros, secretária de Meio Ambiente da CONTAG.
FONTE: Comunicação CONTAG, com informações da Secretaria de Meio Ambiente da CONTAG