Valinhos
Mais de 100 alunos de 3ª e 4ª séries da EMEF "Edina Aparecida Bampa da Fonseca", participantes do curso de capacitação para agente mirim da Defesa Civil da Prefeitura de Valinhos, inédito no Estado de São Paulo, visitarão a ARA (Área de Reserva Ambiental) do bairro Reforma Agrária, nos próximos dias 23 e 25, terça e quinta-feira. A ação envolverá a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente e é mais uma entre outras já realizadas dentro da programação do curso, iniciado em agosto.
Segundo o coordenador da Defesa Civil, Eduardo Matias, os alunos já receberam orientações do Corpo de Bombeiros e participaram de atividades ligadas às áreas da Saúde, Trânsito, Polícia Militar, Guarda Municipal, Defesa Civil. "Nossa idéia é formar esses estudantes para que atuem junto com a Defesa Civil em campanhas de prevenção por meio da distribuição de folhetos e orientações à comunidade, quanto aos riscos do uso de cerol, soltura de balões, fogo em mato, dengue, enchentes e outros assuntos que possam contribuir para melhorar a segurança e a qualidade de vida da sociedade", explica.
Matias acrescenta que a conclusão do curso, prevista para o final deste mês, incluirá a realização de mais uma atividade externa, cerimônia de encerramento e entrega de certificados de "Agente Mirim da Defesa Civil de Valinhos", com datas a serem definidas.
Parcerias
O coordenador da Defesa Civil ressalta que a implantação do curso de capacitação para agente mirim conta com as parcerias das empresas Eaton, Rigesa, Cartonifício Valinhos e dos Supermercados Caetano, que forneceram os uniformes especiais para as crianças, além da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, que ofereceu cartilhas didáticas.
Próxima turma
A proposta dos coordenadores do curso de agente mirim é capacitar cerca de 2 mil alunos das 3ª e 4ª séries das 19 escolas da rede municipal. A próxima escola que será beneficiada será a EMEF Jerômimo Alves Correa, do Jardim do Lago. "A escolha foi feita seguindo orientações pedagógicas da Secretaria de Educação e o curso deverá ter início em março de 2008, envolvendo 236 alunos", detalha o coordenador da Defesa Civil.
Quanto a escolha da escola pioneira do curso, a EMEF da Reforma Agrária, Matias recorda que o critério utilizado levou em conta a localização da região, na qual foi implantado o primeiro NUDEC (Núcleo de Defesa Civil). FONTE: Portal Novidade ? SP