A Contag organizou na última semana o encerramento do III módulo da Enfoc - Escola Nacional de Formação, regional Centro-Oeste. Vinte e quatro alunos se reuniram em Brasília para apresentar e debater os resultados de suas atividades.
Divididos em grupos, eles realizaram a última tarefa: visitar o assentamento Cunha, onde vivem 62 famílias, para uma pesquisa de campo. Foram conhecer melhor o dia-a-dia dos agricultores, desde temas como organização e produção até o lazer. "A Escola é fundamental, porque coloca na prática quais são os princípios do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS). Assim, ganhamos condições de contribuir para o fortalecimento da agricultura familiar em todo o País", afirma Celma Moreira da Silva, assessora da secretaria de Mulheres da Fetaeg e uma das alunas.
Valdinir Nobre de Oliveira, coordenador regional da Contag no Centro-Oeste e também aluno da turma, elogiou o trabalho do movimento sindical dos trabalhadores e trabalhadoras rurais de qualificar a atuação de seus atuais e futuros dirigentes. "A vivência ao lado da base é o que nos aproxima de cada família, é o que qualifica nossa luta. Saímos daqui preparados para voltar às nossas comunidades com uma atuação cada vez mais preparada, cada vez melhor", conta.
Cada módulo regional da Enfoc tem a duração de 7 dias, preenchidos com debates, estudos, palestras e atividades de campo. A formatura da turma do Centro-Oeste ocorreu na última semana. Os próximos alunos a receberem a Escola são os da região Norte. FONTE: Pedro Henrique Barreto