Alberto Ercílio Broch, natural de Espumoso (RS), é casado e pai de duas filhas. É agricultor familiar proprietário de área de 30 hectares em Alto Alegre/RS junto com seus irmãos. A propriedade produz soja, milho, aveia, culturas de subsistência, além de criar gado leiteiro e suínos.
Começou sua militância no início dos anos 80 na Igreja Católica, na Pastoral da Juventude. Em 1983, iniciou sua participação no movimento sindical ao assumir a suplência do Conselho Fiscal do STTR de Espumoso. Em 1986, foi eleito para a Presidência do Sindicato e assumiu a Coordenação Regional do Alto Jacuí, bem como o Conselho de Administração da Cooperativa de Triticale de Espumoso (Cotriel). Três anos depois foi eleito vice-presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag/RS), sendo reeleito no mandato seguinte.
Ele chegou à Presidência da FETAG/RS em 1994. Mas, no ano seguinte, assumiu a Secretaria de Política Agrícola da CONTAG durante o 7º Congresso Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (CNTTR). Alberto foi reeleito para o mesmo cargo em 2001.
O dirigente gaúcho ocupou a Vice-Presidência da entidade no quadriênio 2005/2009. Nesse período, dirigiu a Secretaria de Relações Internacionais e foi eleito secretário-executivo da Coordenação das Organizações dos Produtores Familiares do Mercosul Ampliado (Coprofam).
Em março de 2009, os delegados e delegadas do 10º Congresso referendaram seu nome para a Presidência da CONTAG. No 11º Congresso da CONTAG, realizado em março de 2013, foi reeleito presidente da Confederação para a gestão 2013-2017.
No 12º CNTTR foi eleito vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da CONTAG para a gestão 2017-2021 e foi eleito presidente da Coprofam em julho de 2017. Em março de 2019 foi eleito vice-presidente do Fórum Rural Mundial.
Agora, no 13º CNTTR, foi reeleito para a Vice-Presidência e Secretaria de Relações Internacionais da CONTAG.