Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Alberto Broch leva à 47ª Sessão Plenária do CSA o pedido da Sociedade Civil e Povos Indígenas por respostas emergenciais à crise alimentar agravada pela pandemia
WhatsApp

09 de Fevereiro de 2021



TEMAS RELACIONADOS:
relações internacionais

Acontece nesta semana a 47ª Sessão Plenária do Comitê de Segurança Alimentar Mundial (CSA), importante plataforma intergovernamental global e multi-atores que discute os problemas de fome e má nutrição nos países das Nações Unidas, bem como possíveis estratégias e articulações políticas para resolvê-los. Sob coordenação da FAO.

Representando o Mecanismo da Sociedade Civil e Povos Indígenas do CSA, espaço integrado por organizações sociais de diferentes regiões, e ligadas ao tema da segurança alimentar, participa o secretário de Relações Internacionais e vice-presidente da CONTAG e presidente da COPROFAM, Alberto Broch, que também é vice-presidente do Fórum Rural Mundial e vice-presidente da OAF brasileira CONTAG.

Na segunda-feira (08) primeiro dia de Sessão Plenária, o MSC teve a oportunidade de discursar para as autoridades presentes, e Alberto Broch foi o orador da mensagem do grupo. Em seu discurso, ele lembrou dos impactos dramáticos da pandemia de Covid-19 no aumento da miséria, e consequentemente da fome no mundo. “Es algo que está pasando ahora, en este momento, en nuestras comunidades y territorios”, afirmou.

Frente a esse problema, o MSC demanda que o CSA adote uma resposta multilateral e coordenada com os governos nacionais que atenda as necessidades mais urgentes desses povos em risco, e ajude a mitigar esses impactos.

“No abordar la Covid-19 de manera conjunta aumentará la división y las desigualdades entre los países”, apontou Broch, mencionando o atual momento da corrida mundial pela vacinação popular, onde já se vê grande desigualdade na distribuição e aplicação de vacinas.

Outra temática defendida firmemente pelo MSC é a transformação profunda dos sistemas alimentários atuais, que também reforçam as desigualdades e dificultam o acesso de muitas pessoas a alimentos saudáveis. Frente a tantos desafios, Broch lembrou que já há marcos políticos em vigor que podem contribuir para a superação desses desafios, a exemplo do Decênio de las Naciones Unidas para la Agricultura Familiar.

Assista o discurso de Alberto Broch na íntegra AQUI:

Mais detalhes sobre a 47ª Sessão Plenária do CSA

O encontro dos membros do CSA acontece virtualmente entre hoje e quinta-feira (11), e ao longo destes quatro dias as autoridades governamentais discutirão sobre atualizações no Programa de trabajo plurianual (PTPA) del CSA para 2020 23 e sobre a aprobación y adopción de las Directrices voluntarias del CSA sobre los sistemas alimentarios y la nutrición.

Está programado ainda um momento para que os membros do CSA façam um balanço das aplicações do marco do CSA para a Segurança Alimentar e Nutrição em Crises Prolongadas, adotado em 2015 pelo Comitê, e também uma análise conjunta do 15º Relatório do Grupo de alto nivel de expertos en seguridad alimentaria y nutrición, intitulado “Segurança alimentar e nutricional: construindo uma narrativa global para 2030”.

Em todos os dias do encontro acontecem também eventos paralelos, entre eles um organizado pelo MSC e mais 3 organizadores, que pretende reforçar o tema do desenvolvimento de respostas políticas efetivas ao Covid-19, que acontecerá na terça-feira às 13h (horário de Roma).

Já na quarta-feira, o Fórum Rural Mundial, junto a Via Campesina, FAO, FIDA e missões permanentes da Costa Rica e da Suíça apresentam um evento paralelo que abordará a Década da Agricultura Familiar como estratégia para enfrentar o Covid-19 e alcançar sistemas alimentares resilientes e sustentáveis.

Ambos os eventos, assim como os demais eventos paralelos, podem ser acompanhados em tempo real e com tradução instantânea para o espanhol AQUI

FONTE: Comunicação Cooprofam - Gabriela Ávila



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico