Acontece nesta semana a 47ª Sessão Plenária do Comitê de Segurança Alimentar Mundial (CSA), importante plataforma intergovernamental global e multi-atores que discute os problemas de fome e má nutrição nos países das Nações Unidas, bem como possíveis estratégias e articulações políticas para resolvê-los. Sob coordenação da FAO.
Representando o Mecanismo da Sociedade Civil e Povos Indígenas do CSA, espaço integrado por organizações sociais de diferentes regiões, e ligadas ao tema da segurança alimentar, participa o secretário de Relações Internacionais e vice-presidente da CONTAG e presidente da COPROFAM, Alberto Broch, que também é vice-presidente do Fórum Rural Mundial e vice-presidente da OAF brasileira CONTAG.
Na segunda-feira (08) primeiro dia de Sessão Plenária, o MSC teve a oportunidade de discursar para as autoridades presentes, e Alberto Broch foi o orador da mensagem do grupo. Em seu discurso, ele lembrou dos impactos dramáticos da pandemia de Covid-19 no aumento da miséria, e consequentemente da fome no mundo. Es algo que está pasando ahora, en este momento, en nuestras comunidades y territorios, afirmou.
Frente a esse problema, o MSC demanda que o CSA adote uma resposta multilateral e coordenada com os governos nacionais que atenda as necessidades mais urgentes desses povos em risco, e ajude a mitigar esses impactos.
No abordar la Covid-19 de manera conjunta aumentará la división y las desigualdades entre los países, apontou Broch, mencionando o atual momento da corrida mundial pela vacinação popular, onde já se vê grande desigualdade na distribuição e aplicação de vacinas.
Outra temática defendida firmemente pelo MSC é a transformação profunda dos sistemas alimentários atuais, que também reforçam as desigualdades e dificultam o acesso de muitas pessoas a alimentos saudáveis. Frente a tantos desafios, Broch lembrou que já há marcos políticos em vigor que podem contribuir para a superação desses desafios, a exemplo do Decênio de las Naciones Unidas para la Agricultura Familiar.
Assista o discurso de Alberto Broch na íntegra AQUI:
Mais detalhes sobre a 47ª Sessão Plenária do CSA
O encontro dos membros do CSA acontece virtualmente entre hoje e quinta-feira (11), e ao longo destes quatro dias as autoridades governamentais discutirão sobre atualizações no Programa de trabajo plurianual (PTPA) del CSA para 2020 23 e sobre a aprobación y adopción de las Directrices voluntarias del CSA sobre los sistemas alimentarios y la nutrición.
Está programado ainda um momento para que os membros do CSA façam um balanço das aplicações do marco do CSA para a Segurança Alimentar e Nutrição em Crises Prolongadas, adotado em 2015 pelo Comitê, e também uma análise conjunta do 15º Relatório do Grupo de alto nivel de expertos en seguridad alimentaria y nutrición, intitulado Segurança alimentar e nutricional: construindo uma narrativa global para 2030.
Em todos os dias do encontro acontecem também eventos paralelos, entre eles um organizado pelo MSC e mais 3 organizadores, que pretende reforçar o tema do desenvolvimento de respostas políticas efetivas ao Covid-19, que acontecerá na terça-feira às 13h (horário de Roma).
Já na quarta-feira, o Fórum Rural Mundial, junto a Via Campesina, FAO, FIDA e missões permanentes da Costa Rica e da Suíça apresentam um evento paralelo que abordará a Década da Agricultura Familiar como estratégia para enfrentar o Covid-19 e alcançar sistemas alimentares resilientes e sustentáveis.
Ambos os eventos, assim como os demais eventos paralelos, podem ser acompanhados em tempo real e com tradução instantânea para o espanhol AQUI
FONTE: Comunicação Cooprofam - Gabriela Ávila