Alair Luiz dos Santos é natural do município de Itaguarú, estado de Goiás. Filho de Agenor Luiz dos Santos e Maria da Conceição Rosa, mineiros do município de Lagoa Formosa. Os pais vieram para Itaguarú para trabalhar como parceiros agrícolas em regime de meação, morando em diversas fazendas no município, pois a cada tempo os proprietários pediam a terra para a formação de pastagens.
Alair é o primeiro filho de uma família de quatro irmãos. Quando completou 14 anos, seu pai separou-se da família, ficando ele como responsável pelo sustento da família na mesma atividade de seus pais em propriedades alheias no município.
Em 1979, filiou-se ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itaguarú. Nesta época já integrava as Comunidades Eclesiais de Base na Diocese da Cidade de Goiás, comandada pelo Bispo Dom Thomas Balduino, portanto, um fiel crítico do regime de governo, bem como do sistema sindical que se escorava apenas no assistencialismo odontológico e médico, portanto, pertencente ao grupo de oposição sindical.
Em 1983, foi eleito diretor Tesoureiro do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itaguarú em uma chapa de oposição sindical. Posteriormente, eleito diretor Presidente permanecendo no cargo por um mandato e meio, de onde se ausentou para assumir o cargo de diretor de Assalariados Rurais na Federação no final da década de 90. Depois, assumiu como diretor Tesoureiro. Na sequência, presidente por dois mandatos.
Ficou sem mandato na direção do movimento sindical de agosto de 2001 a agosto de 2008, quando retornou como diretor Tesoureiro da FETAEG, assumindo o cardo de Presidente em 2012, permanecendo até setembro de 2020. Atualmente é diretor tesoureiro da Federação.
Participou também das mobilizações para fundação da Central Única dos Trabalhadores (CUT), foi diretor da CUT Regional do Vale do São Patrício, participou também das mobilizações de fundação do Partido dos Trabalhadores (PT), sendo dirigente do partido por várias ocasiões, candidato a vereador em três eleições, porém sem sucesso.
Em 1996 migrou-se para o município de Piracanjuba, para ser assentado no Assentamento Boa Esperança juntamente com outras 52 famílias. Filiou-se ao Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Piracanjuba, que possui base territorial em outros quatro municípios, onde foi diretor tesoureiro por meio mandato, substituindo o diretor que renunciou por migração para outro estado.
Alair vive em regime de união estável com Ione de Fátima Reis e é pai de dois filhos, Victor Luiz Soares Santos e Maria Rita Soares dos Santos.
Agora, no 13º CNTTR, foi eleito secretário de Política Agrária da CONTAG.