Criado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas através da resolução A/RES/47/193 de 21 de Fevereiro de 1993, o Dia Mundial da Água passou a ser declarado o dia 22 de março de cada ano, de acordo com as recomendações da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento contidas no capítulo 18 (Recursos hídricos) da Agenda 21.
A água ocupa cerca de 70% de todo o globo terrestre e é encontrada nos oceanos, lagos, chuvas, no solo, nos lençóis freáticos, nas calotas polares etc. Além de está também na constituição do corpo humano e de outros seres vivos.
Apesar de ser um elemento fundamental e abundante, a ONU alerta que há uma desigualdade da sua distribuição no mundo, afirmando que 40% da população mundial, ou seja, três bilhões de pessoas não têm água para proteção e cerca de 2,2 bilhões não têm serviços de água potável gerenciados de forma segura.
Diante da pandemia do coronavírus (Covid-19) que até o momento contaminou cerca de 130 mil pessoas e deixou 4.900 mortos, com uma propagação rápida desde que surgiu na China em dezembro de 2019, a CONTAG reafirma a importância da água como um direito fundamental e arma necessária na prevenção do coronavírus.
Afinal, enquanto muitos lutam contra o vírus com medidas de confinamento e restrições aos deslocamentos, populações de países em desenvolvimento ou subdesenvolvidos não contam sequer com as armas básicas de proteção: água potável e sabão, além de terem acesso á sistemas públicos de saúde fragilizados pela falta de investimentos públicos.
Esperamos que o atual momento ajude o mundo a compreender a importância de uma distribuição equilibrada da água entre as populações da Terra, onde todos e todas tenham acesso à esse recurso natural imprescindível para a manutenção da vida.
Água é Vida!
Água é um Direito e Não Mercadoria! FONTE: Direção da CONTAG