Durante essa semana, nos dias 16 a 19 de setembro, a CONTAG, reassentados(as), a FETAPE e Sindicatos participaram da visita de campo da Mesa de Diálogo Temática "Água: desafios e perspectivas do perímetro irrigado de Itaparica".
Esta iniciativa, que visa abordar os desafios hídricos enfrentados no perímetro irrigado, conta com uma equipe interministerial composta por representantes dos Ministérios da Saúde, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, do Planejamento e Orçamento, dos Povos Indígenas, além do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Fundação Cultural Palmares e Codevasf.
O presidente da CONTAG, Aristides Santos, compartilha que “uma comitiva representativa de vários ministérios se mobilizou para ouvir o povo e conhecer a realidade de perto. Visitaram cada local, vendo os problemas reais dos diversos perímetros, para, diante dessa realidade, construírem com o Governo Federal as soluções para os problemas do perímetro do Sistema Itaparica.”
O diretor de Política da Terceira Idade da Fetape, Admilson Nunes, explica que "as nossas estruturas hoje estão obsoletas, sem condição nenhuma de levar água para os lotes. Nós temos perímetros em que ainda não foram entregues os lotes irrigados para as pessoas, porque é um lote que está salinizado, com problemas crônicos. Então, o nosso objetivo é continuar com o debate com o governo federal, através da mesa de diálogo, para que a gente possa avançar, colocando recurso para pagar energia, fazer a infraestrutura dos perímetros irrigados e também a questão fundiária, que também é um problema crônico no nosso reassentamento".
Foram realizadas reuniões com representantes do governo, agricultores e agricultoras familiares, indígenas e quilombolas do Sistema Itaparica na sede da Codevasf e na Câmara Municipal de Petrolândia. Além de reuniões com reassentados(as) dos perímetros com a presença do governo do estado de Pernambuco e visitas às instalações, como o sistema de tratamento de água de agrovila e às estruturas hidráulicas. O grupo também visitou áreas agrícolas com a produção diversificada das famílias locais.
José Dionísio da Silva, que é agricultor familiar, residente do Projeto Público de Irrigação Brígida, em Orocó/PE, e coordenador do Polo Sindical do Submédio São Francisco, avalia que “durante as reuniões nós pudemos externar os nossos anseios para os representantes do governo. Apesar da demora por parte do governo em tomar medidas, foi uma atividade que teve êxito e muito importante para amenizar um pouco da falta de credibilidade desse povo junto às medidas e ações do governo federal.”
A presidenta da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Pernambuco (Fetape), Cícera Nunes, aborda que "é muito importante a participação dos Sindicatos, da Fetape e CONTAG nas reivindicações do Sistema de Itaparica porque somente com a nossa organização unificada poderemos enfrentar as consequências das perdas de direitos que tivemos nos últimos anos e os problemas de quatros décadas que as famílias de Itaparica enfrentam."
Essa ação da Mesa de Diálogo resultará na produção de um relatório que visa subsidiar as próximas medidas que serão tomadas pelo governo federal.
Por Malu Souza / Comunicação CONTAG, com informações de Shaynna Pidori / Comunicação FETAPE