Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
AGRONEGÓCIO: INTERESSE POR TRAT
Agronegócio: interesse por trator solidário surpreende no pr
WhatsApp

08 de Novembro de 2007

TEMAS RELACIONADOS:
agronegócio: interesse por trat

SAFRAS (08) - A fila que já se formou de produtores interessados na compra de tratores pelo programa Trator Solidário no Paraná ultrapassou a meta prevista para os quatro anos de programa. A meta fixada de 2007 a 2010, quando se encerra o programa, era atender uma demanda para 4.

000 tratores. Até agora, já foram apresentadas 5.740 propostas entre projetos em elaboração no Instituto Emater de Extensão Rural (Emater) e os que estão em análise na Agência de Fomento do governo do Paraná e no Banco do Brasil.

A informação é do secretário da Agricultura e do Abastecimento, Valter Bianchini, que prestou contas sobre os programas Trator Solidário, Irrigação Noturna e Leite das Crianças, durante a Escola de Governo desta terça-feira (06), no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. Para o governador Roberto Requião, é fundamental que a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Emater, e Senar-PR possam garantir cursos para tratoristas, com o objetivo de dar sustentabilidade ao programa Trator Solidário. Requião orientou para que o programa não seja acelerado demais. "Nesse ritmo está bom. Se a gente correr muito com o programa não teremos como aferir sua eficiência", disse o governador. "Seria uma farta distribuição de tratores sem avaliação sobre sua eficiência na propriedade", emendou. A demanda surpreendente surgiu após a tomada de preços realizada em agosto pelo governo do Paraná para garantir menores preços dos equipamentos aos produtores. Com a tomada de preços foi possível reduzir o preço dos tratores em 34% para os tratores de 75 CV de potência e em 24% para os tratores com 55CV.

Tamanho interesse está repercutindo no aumento dos empregos na indústria, revelou Bianchini. Segundo ele, a Case New Holland, empresa vencedora da tomada de preços, teve de aumentar rapidamente 150 novos postos de trabalho para adequar a linha de montagem à demanda. A empresa calcula que outros 300 postos de trabalho diretos estão sendo criados ao longo da cadeia produtiva, entre concessionárias, revendedoras e oficinas. A estimativa da empresa é triplicar a capacidade na linha de montagem dos tratores de 75 CV, que são os mais procurados em virtude do preço mais atrativo. Esse equipamento está saindo por R$ 47.250,00 e o trator de 55 CV pode ser comprado por R$ 40.100,00. O programa foi lançado em Londrina no inicio de setembro e esta semana começaram a ser entregues as primeiras máquinas. Desde o último dia 1 já foram entregues sete tratores e já estão faturadas mais 30 máquinas que serão entregues ainda esta semana. Outros 463 projetos já aprovados nas instituições financeiras serão entregues até o final do mês, totalizando 500 tratores entregues até o final de novembro, disse Bianchini. Segundo o secretário, a empresa está adequando sua linha de montagem ao crescimento rápido da demanda e prevê entregar uma média de 200 tratores de 75 CV por mês e mais 50 tratores de 55 CV por mês a partir de janeiro do ano que vem. "Vamos entregar no primeiro ano de programa 2.500 tratores ao invés dos 1.000 que estavam programados", salientou.

Valter Bianchini apresentou ainda a situação atual do programa, dos projetos apresentados e as metas fixadas para entrega dos equipamentos até o final deste ano. Já existem 1.774 projetos para compra de tratores aprovados, sendo que desse total 564 estão prontos na Emater, 1.107 estão aprovados no Banco do Brasil e outros 103 encontram-se aprovados e sendo faturados na Agência de Fomento. Ainda referente ao total de projetos aprovados, 1.493 correspondem a propostas aprovadas para compra de tratores de 75CV, 246 propostas em elaboração para compra de tratores com 55CV e 35 projetos para compra de tratores com 55 CV já aprovados. Até o final desse ano deverão ser entregues mais 500 unidades, sendo 150 de tratores de 75 CV e 350 tratores de 55 CV. Além da vantagem do preço mais barato em relação ao mercado, os agricultores familiares podem financiar a compra do equipamento pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) com a garantia da equivalência-produto, cuja moeda de conversão é o milho ao preço mínimo de garantia divulgado pela Conab e Ministério da Agricultura. Quando o preço do milho cai abaixo do mínimo no mercado, o Fundo de Desenvolvimento Econômico (FDE) da Agência de Fomento do Governo do Estado entra para equalizar a diferença para a instituição financeira, sem ônus para o agricultor. Dessa forma, ele terá uma prestação estável no valor do preço mínimo do milho fixado no momento da compra desde o início até o fim do contrato. As informações são da Agência Estadual de Notícias do Governo do Paraná. (AB) FONTE: Último Segundo



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico