Representantes de órgãos federais e entidades ligadas ao setor primário participam de audiência pública nesta terça-feira (13), às 18h, no Teatro Dante Barone, na Assembléia Legislativa do RS. No encontro, serão debatidas a crise do abastecimento alimentar mundial e os impactos dos altos preços dos insumos agrícolas nos custos de produção.
Promovida pela Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, presidida pelo deputado Adolfo Brito (PP), a discussão se integra à mobilização nacional da IV Jornada de Lutas da Agricultura Familiar.
Articulada pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf/Sul), a audiência pública irá evidenciar os pleitos defendidos pela cadeia produtiva como a liberação de R$ 14 bilhões para os pequenos agricultores e a ampliação dos limites financiados proporcionalmente ao aumento de preço dos insumos. O presidente da Comissão de Agricultura destaca que nesta semana as mobilizações em torno do tema estão concentradas em diversas capitais brasileiras. "Por isso é importante que a represetação do setor primário gaúcho também mostre força e mobilização em torno das reivindicações", apontou. Nesta segunda-feira, milhares de agricultores desembarcam em Brasília para participar do Grito da Terra Brasil.
Entre os confirmados para a audiência pública na Assembléia Legislativa estão o representante da Companhia Nacional do Abastecimento (Conab) Ernesto Irgang; secretário estadual da Agricultura, João Carlos Machado; coordenador geral da Fetraf/Sul, Altemir Tortelli; delegado federal do Ministério da Agricultura, Francisco Signor; delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário no RS, Nilton Pinho de Bem; e o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT/RS), Celso Woyciechowski. As informações partem da Assessoria de Imprensa da Comissão de Agricultura Pecuária e Coooperativismo da Assembléia Legislativa/RS. FONTE: Último Segundo/IG/Agência Safras - 12/05 17h04