Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
AGRONEGÓCIO: AUDIENCIA PÚBLICA
Agronegócio: audiencia pública debate administração do parque assis brasil
WhatsApp

13 de Novembro de 2007

TEMAS RELACIONADOS:
agronegócio: audiencia pública

13/11 - 08:15 - Agência Safras

SAFRAS (13) - A Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, presidida pelo deputado Adolfo Brito (PP), debateu, na tarde desta segunda-feira (12), a otimização do uso e da administração do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). A reunião fez parte dos trabalhos da Subcomissão que trata do assunto, relatada pelo deputado Giovani Cherini (PDT).

"Temos, nesta sala, 80% do agronegócio do Rio Grande do Sul, o que demonstra a importância desta reunião", resumiu o deputado. "Começamos este trabalho pensando em um planejamento estratégico. Para nós, é importante que o funcionamento do parque seja bom para as entidades e para o Estado", completou o relator. Cherini queixou-se do fato de ainda não ter conseguido acessar os números da última edição da Expointer, realizada neste ano.

Ele apresentou os dados já levantados pela Subcomissão. Conforme o deputado, o parque tem 141 hectares de extensão e são aproveitados apenas 81.

Ele explicou que foram enviados questionários a 67 entidades parceiras do Estado na organização da Expointer e na administração do parque em que foram perguntadas as opiniões sobre a possível privatização da Expointer, rejeitada por 60% daqueles que responderam o material. "Uma das inovações que trazemos seria a formação de um condomínio para divisão das despesas", sugere. Entre outras propostas que existem para o espaço estão as de construção de um parque temático e de um hotel de luxo. "Vamos fazer um raio- X do Parque Assis Brasil e da Expointer", resumiu Cherini.

O secretário adjunto da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Gilmar Tietbohladjunto Tietbohl lembrou que a Expointer foi deficitária em 2006. Ele explicou que ainda não dispõe dos números de 2007. "Não temos a intenção de esconder essas informações, o que seria um absurdo, por se tratar de dinheiro público", falou. A demora, segundo ele, é devido a lentidão dos depósitos de recursos de parte dos patrocinadores. "Tudo o que foi dito aqui, está na linha da nossa visão na Secretaria: nunca cogitamos a privatização do parque e da feira", fez questão de esclarecer. "Estamos estudando uma organização maior da parceria público-privado", acrescentou Tietbohl. "Hoje pudemos saber o que pensam as entidades sobre o tema", avaliou Brito. "Assim que tivermos o relatório da Subcomissão que trata do assunto, que deverá chegar nas próximas semanas à Comissão, levaremos as opiniões ao secretário da Agricultura", adiantou. "Não temos dúvidas de que a Expointer continuará crescendo, mas é necessário pensarmos o parque de forma mais organizada, com planejamento", ressaltou Gilmar Rinaldi, vice-prefeito de Esteio. O presidente da Associação de Criadores de Gado Holandês (Gadolando), José Ernesto Ferreira, salientou que o Parque Assis Brasil não é apenas a Expointer, lembrando eventos paralelos como a Expoleite e a Fenasul, realizados também no local: "Nossa preocupação não é a utilização, mas os recursos financeiros para administrar o parque". O agronegócio é responsável por 40% do Produto Interno Bruto gaúcho, disse Ferreira. "Nossa vitrine é a Expointer e o governo do Estado, quer queira ou não, tem de arcar com esse custo", afirmou. "Somos contra a privatização.

Entregar um patrimônio como o Parque Assis Brasil para o capital estrangeiro seria um saque na agricultura do Rio Grande do Sul". Já Francisco Schardong, diretor administrativo da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), afirmou ser incoerente falar em projeto para o parque sem saber a opinião do governo do Estado. "Privatizar o parque ou privatizar a Expointer? É preciso esclarecer o que se quer privatizar. São coisas diferentes", completou. A Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag), representada pelo presidente Elton Weber, mostrou-se contrária à privatização do parque: "Também considero importante ouvirmos a opinião do governo do Estado e sabermos qual é a real necessidade de investimentos no parque para que possamos realizar outros eventos". Claudio Bier, presidente do Sindicato de Máquinas e Equipamentos Agrícolas (Simers), lembrou o investimento feito no parque pela entidade, que possibilitou uma melhoria no espaço destinado às empresas de máquinas e equipamentos. "A privatização é perigosa", alertou. "Qualquer projeto relacionado a Expointer deverá ouvir os parceiros". O deputado Rossano Gonçalves (PDT) trouxe a questão de que o parque tem um custo fixo e que a maior parte dos investimentos é feito pelos parceiros: "Estamos possibilitando a todos que possam expressar suas opiniões, o que está sendo extremamente produtivo". Entre presentes ao encontro representantes de entidades ligadas ao agronegócio.Também participou da audiência o deputado Elvino Bohn Gass (PT). Com informações da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul. (AB) FONTE: Último Segundo



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico