Umuarama
Redação/assessoria
Atentos aos bons resultados, ao crescimento da agroindústria familiar e às potencialidades da região noroeste, o Sebrae no Paraná e parceiros realizam nesta quinta-feira, dia 8, em Umuarama, o Seminário Agroindústria Familiar, com a temática "Formas de acessar o mercado e tornar as agroindústrias mais competitivas". A idéia é promover um dia de palestras, trabalho em grupos e mesas redondas para sensibilizar empreendedores sobre a necessidade de tornar suas propriedades mais voltadas ao mercado e como torná-las mais fortes e competitivas.
O Seminário começa às 8 horas com as inscrições e um café da manhã. Às 9 horas, será realizada a primeira palestra, "Perfil e Perspectivas da Agroindústria Regional", com Antonio Carlos Favaro, técnico da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab) em Umuarama. Às 10 horas, será ministrada a palestra "Características da Agroindústria Familiar", com João Nishi de Souza, técnico do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) em Curitiba. Às 10h40, o tema abordado será "Exigências do Mercado Consumidor", com a palestra de Roberta Mara Zuge, técnica do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) em Curitiba. Na seqüência, às 11h20, será ministrada a palestra de Valmor José Correa, técnico da Emater em Curitiba, com o tema "Mercados para Produtos da Agroindústria Familiar".
Os participantes terão uma pausa para o almoço e as atividades recomeçam no início da tarde com a palestra "Linhas de Crédito para Produtos da Agricultura Familiar", ministrada por Carmen Rodrigues Truite, técnica do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) em Curitiba, às 13 horas. Às 13h30, os participantes se reúnem em grupos de trabalho para trocar as experiências e discutir o conhecimento adquirido.
Às 13h50, Abdel Naser Haj Ahmad, técnico da Seab e coordenador do Programa Agroindústria Familiar, do Governo Estadual, vai apresentar aos participantes o Programa Fábrica do Agricultor. Para Ahmad, o Seminário vai apresentar a agroindústria como alternativa para o desenvolvimento da região e ao agricultor, a opção da industrialização como proposta na geração de renda. "Hoje a maior dificuldade do produtor é com relação a regularização de sua propriedade e o Sebrae é muito importante nesse processo de mostrar ao agricultor que a legislação não é tão burocrática. Com o Seminário, vamos levar informações sobre leis, acesso a linhas de crédito, mercado, boas práticas do ponto de vista do consumidor", explica o coordenador do Programa. Segundo Ahmad, a estimativa é que existam no Paraná entre 3 a 4 mil agroindústrias e 1.800 fazem parte da Fábrica do Agricultor.
Experiências - Uma mesa redonda com os palestrantes e representantes de entidades que oferecem ações para o fortalecimento das agroindústrias será realizada, às 14h30. Segundo o consultor do Sebrae no Paraná, Joversi Rezende, essa será uma oportunidade para realizar um diagnóstico do setor e discutir ações que venham a beneficiar os produtores. "O Sebrae está formatando para 2008 o Programa de Desenvolvimento da Agroindústria do Noroeste do Paraná, visando fortalecer um setor que vem dando boas respostas nos últimos anos", destaca Rezende. O consultor ainda afirma que esse é o primeiro seminário, de um ciclo que vem sendo formatado para acontecer em outras cidades da região.
Às 15 horas, serão apresentados os resultados dos trabalhos em grupo e o Seminário será encerrado com um café da tarde, com produtos de agroindústrias da região.
O Seminário acontece dia 8 de novembro, no Parque de Exposições de Umuarama - Recinto de Leilões. As inscrições são gratuitas. Informações podem ser obtidas pelo telefone (44) 3639-2311, com Marconi ou ainda na Seab, Emater, sindicatos e prefeituras municipais da região. FONTE: Umuarama Ilustrado ? PR