Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
AGROESTRATÉGIAS
Agroestratégias
WhatsApp

12 de Maio de 2008

TEMAS RELACIONADOS:
agroestratégias

O aumento pronunciado dos preços dos alimentos tem suscitado crescente preocupação no mundo todo. Questões como a segurança alimentar -ou seja, a garantia de suprimento de alimentos no país-, que não vinham recebendo prioridade, voltam rapidamente ao topo da agenda dos governos.

Um dos países que se mobilizam é a China. Há alguns anos está em curso uma estratégia de expansão das empresas chinesas para o exterior. Elas se dirigem, em grande medida, para os segmentos de energia e alimentos, nos quais o país precisa garantir seu abastecimento para que possa continuar crescendo de modo acelerado.

A China abriga cerca de 40% dos agricultores do mundo, mas só 9% das terras aráveis. Além disso, está perdendo auto-suficiência alimentar com a alteração da dieta básica do país, estimulada pela elevação de seu nível de renda. A mudança de hábitos à mesa tem elevado rapidamente as importações de carne e de ração para rebanhos.

Os chineses já importam volumes consideráveis de produtos agrícolas dos países em seu entorno (Vietnã, Camboja, Laos etc.). Constroem vínculos crescentes com países africanos, exportadores de petróleo e de produtos tropicais. Agora o Ministério da Agricultura da China desenha um programa para aquisição de terras aráveis na América do Sul. Empresas chinesas, com forte apoio financeiro de Pequim, pretendem produzir alimentos no continente, a fim de preservar a segurança alimentar do país asiático.

Medidas semelhantes têm surgido em nações ricas em petróleo, mas pobres em terras aráveis, do Oriente Médio e do norte da África. A Líbia negocia com a Ucrânia o cultivo de trigo. A Arábia Saudita anunciou decisão de investir em agricultura, pesca e pecuária no exterior, a fim de assegurar o abastecimento e conter a inflação, que subiu muito no período recente, pressionada pelo preço da comida.

Esses movimentos configuram oportunidades cruciais para o agronegócio brasileiro. O país dispõe de grande extensão de terras agricultáveis, boa parte delas ainda não exploradas. Tem também a água e a tecnologia necessárias para expandir sua oferta de alimentos e ampliar sua participação no mercado global.

Esse aprendizado e os capitais acumulados permitem também um salto das empresas brasileiras para o exterior. Inserir as savanas africanas, muito similares ao cerrado, nas áreas de expansão da oferta mundial de alimentos deveria ser um objetivo estratégico dos agroempresários e do governo brasileiro.

Algumas ações já estão em curso. Nos últimos anos, o governo brasileiro tem levado adiante iniciativas de cooperação tecnológica com vários países africanos. A Embrapa, por exemplo, tem um escritório de representação em Gana. Isso, no entanto, é muito pouco diante da dimensão do desafio. Seria importante aumentar a articulação entre o agronegócio brasileiro e esse esforço estratégico ainda incipiente, embora promissor. FONTE: Folha de São Paulo - 12/05/2008



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico