Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
AGROENERGIA VIRA CURSO DE MESTR
Agroenergia vira curso de mestrado na FGV
WhatsApp

23 de Outubro de 2007

TEMAS RELACIONADOS:
agroenergia vira curso de mestr

GEOVANA PAGEL

Da AGÊNCIA MEIOS

SÃO PAULO - A idéia de criar um mestrado em agroenergia, o primeiro do mundo, avançou em novembro de 2006 com a criação do Centro de Agronegócio da Fundação Getúlio Vargas (FGV), sob a coordenação do ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues. Em março de 2007 a proposta foi encaminhada ao Ministério da Educação (MEC) e a aprovação foi recebida em setembro. O curso terá início em janeiro de 2008 e as matrículas já estão abertas.

De acordo com Roberto Rodrigues, a importância da iniciativa pode ser avaliada pela realidade atual do setor de agroenergia no Brasil e no mundo. Hoje existem cerca de 350 usinas de açúcar e álcool no país, e estão sendo criadas cerca de 60 novas unidades. Na área do biodiesel, há também um número grande de empreendimentos sendo preparados para implantação.

"Esses números tendem a aumentar dramaticamente se alguns pontos forem definidos, especialmente no tocante à certificação internacional do etanol de cana-de-açúcar", observa. "Em nossas visitas às empresas do setor, os seus dirigentes se queixam da falta de profissionais preparados para gerir os empreendimentos", conta Rodrigues.

O Brasil tem se destacado na área de energia renovável e tem sido protagonista nas discussões internacionais sobre biocombustíveis, mas outros países também estão atentos a capacidade do combustível verde. "No plano internacional, há hoje uma forte demanda apresentada à FGV para a criação de cursos semelhantes que possam atender a profissionais de outros países, especialmente da América Central", afirma.

No futuro, Rodrigues acredita que haverá dois tipos de necessidades. A primeira será a formação de profissionais que possam atender a procura originada nas iniciativas de novas empresas produtoras de etanol na América Central e em outras regiões, o que, provavelmente, irá gerar a criação de cursos menores, com redução do foco para os temas mais específicos do que um mestrado. Já a segunda necessidade será a formação de futuros professores em outros países.

"Nesse último caso, seria necessário desenvolver um curso de mestrado adaptado à realidade dos participantes estrangeiros. Se for um curso no Brasil, não poderá ser do estilo "profissionalizante", desenhado para quem pretende seguir o curso sem deixar de trabalhar, ao contrário, deverá ser em tempo integral", avalia.

Parceria

O curso é da Escola de Economia da FGV de São Paulo em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Escola Superior de Agronomia Luiz de Queiroz (Esalq). Segundo Roberto Rodrigues, a FGV se destaca nas áreas de economia, direito e administração e suas parceiras foram escolhidas por serem duas das mais importantes instituições de pesquisa do país na área de agricultura tropical, agroindústria e tecnologia.

De acordo com o diretor da Esalq, Antonio Roque Dechen, o desenvolvimento de tecnologias que permitam ao Brasil aproveitar recursos naturais abundantes para aumentar a produtividade no campo da bioenergia se faz premente diante do período pelo qual o país passa, a era dos combustíveis verdes. "A escola sempre esteve sintonizada com as fases desenvolvimentistas do setor. No momento, a instituição integra o já consagrado tour do etanol, onde se somam entidades de tecnologia, de agricultura, de produção de equipamentos e de pesquisas científicas", destaca Dechen.

Na prática, a parceria funcionará da seguinte forma: a FGV ficará responsável pelas disciplinas na área de ?Gestão Econômica e Financeira da Agroenergia, a Esalq cuidará da área de "Tecnologia de Produção Agrícola e Mercado", já a Embrapa se encarregará da área "Princípios, Ferramentas e Processos de Agroenergia". As aulas ocorrerão nas três entidades. Segundo Rodrigues, o curso conta com um corpo docente de alto nível, todos com doutorado e PhD das três entidades.

O curso

O curso é dirigido para profissionais da área, como engenheiros agrônomos, administradores, economistas que estão buscando aprofundamento teórico e crescimento profissional. "É dirigido para pessoas que buscam mais densidade teórica, mas que não irá deixar de trabalhar", afirma Rodrigues.

O mestrado é do tipo profissional, mas é um curso stricto sensu, o que implica uma carga forte de pesquisa que irá acompanhar a elaboração da dissertação individual, mas aplicado à realidade estudada. Após as disciplinas obrigatórias, o aluno deverá selecionar as disciplinas eletivas e, ao final, apresentar sua dissertação.

O processo de seleção tem três fases: análise de currículo analise do projeto de dissertação e as entrevistas. Todos os candidatos deverão ter curso superior completo. As inscrições para a turma que inicia suas aulas em janeiro de 2008 se encerram dia 30 de novembro de 2007 e podem ser feitas somente pela internet. Mestrado em agroenergia Informações e inscrições

Site: www.eesp.fgv.br

Telefone: +55 (11) 3281.3350

E-mail: economia@fgvsp.br FONTE: Agência Amazônia ? DF



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico