Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
MEIO AMBIENTE
Agroecologia: importante estratégia de preservação da vida e da natureza
WhatsApp

10 de Novembro de 2020


Lorena Freitas, Assessoria da CONTAG Regional Sudeste
TEMAS RELACIONADOS:
meio ambiente

Não é novidade o fato de que grande parte dos alimentos que chegam à mesa de brasileiros e brasileiras, tais como café, arroz, maçã, feijão, são produzidos com uso de agrotóxicos em larga escala. A justificativa é de que o uso dos defensivos químicos é necessário para o controle de pragas e doenças que prejudicam as plantações, garantindo o aumento da produtividade. Ocorre que a utilização de tais produtos químicos na produção alimentos está cientificamente associada a diversas doenças, como câncer, danos genéticos, alergias, suicídios, infertilidade em homens e mulheres, entre outras.

Como alternativa à produção agrícola à base do uso dos agrotóxicos ganha cada vez mais espaço no Brasil o debate sobre a importância da produção de alimentos saudáveis através de práticas agroecológicas. A agroecologia é entendida como uma ciência que busca desenvolver práticas agropecuárias pautadas em princípios ecológicos para o estabelecimento de sistemas de produção agrícolas sustentáveis, com harmonia entre homem e natureza, preservando o meio ambiente, eliminando o uso dos defensivos químicos nos alimentos produzidos.

A agroecologia tem um papel primordial para a agricultura familiar por proporcionar qualidade de vida, qualidade dos alimentos produzidos, sustentabilidade, tudo isso porque não há a utilização de agrotóxico no processo produtivo. Ressalte-se ainda a valorização do homem e da mulher do campo com esta prática, por ser instrumento viável à geração de renda e emprego às inúmeras famílias de agricultores e agricultoras familiares que já trabalham com essa forma de produzir alimentos.

Sistema Agroflorestal de produção agroecológica do Sítio Jatobá/MG - Foto: Lorena Freitas, Assessoria da CONTAG Regional Sudeste

A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) entende que a prática agroecológica é sinônimo de cuidado não só com o indivíduo, mas com a coletividade, com a saúde da população, bem como por oportunizar aos agricultores e agricultoras familiares novas frentes de trabalho. Para tanto, se faz necessário o incentivo do Estado Brasileiro a essa modalidade de produção através da oferta de editais para viabilização de projetos produtivos, do apoio à comercialização, da capacitação técnica e da extensão rural, bem com através do investimento em novas pesquisas para expansão da produção de alimentos saudáveis.

Sistema Agroflorestal de produção agroecológica do Sítio Jatobá/MG - Foto: Lorena Freitas, Assessoria da CONTAG Regional Sudeste

Durante a Pandemia de Covid-19, a CONTAG fortaleceu esse debate junto às suas Federações filiadas, dialogando conjuntamente com o Coletivo Nacional de Meio Ambiente da CONTAG, com entidades parceiras, tais como a Articulação Nacional em Agroecologia (ANA) e instituições de ensino superior, ouvindo experiências oriundas das 05 regiões do país. O objetivo é fortalecer estratégias de incentivo e apoio à produção agroecológica da agricultura familiar, bem como difundir esse tema aos diversos estados brasileiros através de sua rede de sindicatos filiados, mostrando que há viabilidade social, técnica e econômica para a produção agroecológica no Brasil.

Nessa trajetória diversas experiências foram compartilhadas, como as que seguem: oSistema Agroflorestal de produção agroecológica do Sítio Jatobá, desenvolvido em regime de economia familiar pelo Sr. Darcio do Carmo (atual Presidente do STTR de Bonfim MG); a iniciativa coletiva de comunidades rurais do Sul do país, através da comercialização de Cestas Orgânicas oriundas do Projeto Células de Consumo Responsável (Laboratório de Comercialização da Agricultura Familiar-LACAF/Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC); a experiência da Associação dos Produtores Orgânicos de Mato Grosso do Sul na Agricultura Familiar (APOMS), que realiza um trabalho no processo de organização e comercialização da produção agroecológica; realizamos uma visita, ainda que virtual, pela experiência de quintais produtivos no Rio Grande do Norte; por fim, ouvimos o relato acerca do processo de criação de um Biodigestor (artesanal e de baixo custo), projeto desenvolvido pela Escola Familiar Rural de Sergipe, tecnologia de apoio ao processo de produção sustentável de alimentos.

Educandos e educandas da ENFOC, conhecem oSistema Agroflorestal de produção agroecológica do Sítio Jatobá/MG - Foto: Lorena Freitas, Assessoria da CONTAG Regional Sudeste

Na atual conjuntura brasileira de insustentabilidade social, nutricional e ambiental, quando o Brasil retorna ao mapa da fome no mundo, com um cenário de pandemia da Covid-19, de aumento desenfreado da degradação ambiental, do avanço da produção de alimentos transgênicos, torna-se necessária uma mudança na questão agrícola, nos hábitos alimentares, no modo de vida da sociedade, nos investimentos públicos para agricultura familiar e para ampliação de práticas agroecológicas. “Essa mudança, a médio e longo prazo, poderá proporcionar o estabelecimento do equilíbrio dos agroecossistemas e de uma forma de vida que tenha como principal premissa a valorização das questões sociais e ambientais, e da vida humana acima dos interesses dos grandes grupos empresariais da agricultura brasileira”, destaca a secretária de Meio Ambiente da CONTAG, Rosmarí Malheiros.

FONTE: Comunicação CONTAG, com informações da Secretaria de Meio Ambiente da CONTAG



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico