Porto Alegre, RS - O curso Formação em Agroecologia, que acontece no próximo fim de semana, dias 8 e 9, em Montenegro, vai resgatar nos participantes a importância das águas, agroflorestas e agricultura biodinâmica.
Conforme um dos ministrantes, Fernando Costa, "os conceitos estão muito permissíveis hoje, o ?eco? tornou-se etiqueta, então é preciso entender o processo natural". No local vai ser possível conhecer as práticas dos moradores e aprender modelos, como o da cisterna circular de aço e cimento: mais econômica e eficiente do que a quadrangular.
Este será o primeiro módulo de um total de sete que deverão ocorrer durante o ano uma vez por mês. Moradores das cidades, conscientes de sua participação na destruição da natureza estão entre o público convidado a participar, além de agricultores familiares, pessoas provenientes dos movimentos sociais e do meio universitário.
Você que pensa no próprio bem-estar e no de sua família, pensa também nisso em relação aos seus parentes, vizinhos e conterrâneos? Se sim, deveria considerar que há uma pesquisa que diz que se a humanidade continuar adotando o modelo de desenvolvimento e consumo atual serão necessários dois planetas Terra em 2050 para prover os recursos que demandaremos. Para saber mais acesse e considere visita ao endereço http://www.footprintnetwork.org/download.php?id=303.
Serviço:
(http://casatierra.blogdrive.com/)
O que: Formação em Agroecologia - Módulo 1 - Águas, Agrofloresta e Biodinâmica
Quando: 8 e 9 de março de 2008 (sábado e domingo)
Palestras: experiência em Agroecologia da Cooperativa dos Citricultores Ecológicos do Vale do Caí (Ecocitrus), com o agricultor Paulo Lenhardt; aulas sobre Sistema de captação de água da chuva e construção de cisterna, com o bioconstrutor Fernando Campos Costa; Biodinâmica, com o biólogo Luis Carlos Laux e Agrofloresta, com o engenheiro florestal Stefano Ilha Dissiuta. Além de informações técnicas, os participantes irão vivenciar as diferentes práticas durante toda a formação, no Centro de Tecnologias do IMCA
Onde: Centro de Tecnologias do Instituto Morro da Cutia (Imca) - Estrada da Boa Vista s/n, Passo da Serra, Montenegro
Inscrições: morrodacutia@morrodacutia.org
Texto de Eliege Fante DRT/RS 10.164- Imprensa do NATBrasil FONTE: Ecoagência