Desenvolvido pelo governo federal o programa Territórios da Cidadania foi implementado na agrocapital Dourados por intermédio do Território da Grande Dourados. De acordo com o secretário Municipal de Agricultura Familiar, Ermínio Guedes dos Santos, o projeto visa estruturar as políticas de investimentos, exercendo uma nova forma de gestão do desenvolvimento local.
O programa é desenvolvido por um colegiado formado por membros das organizações sociais, poder público e iniciativa privada. O projeto Territórios da Cidadania tem como responsabilidade definir as prioridades do que realizar e quando, estabelecendo as projeções para o exercício seguinte.
Santos destaca que as ações do programa, juntamente com as reivindicações da sociedade, pode definir uma política apropriada na forma de desenvolvimento a ser aplicada na região, que no caso da Grande Dourados, congrega 12 municípios.
Instituído em quase mil municípios do País, o programa está dividido em 60 territórios, dos quais dois em Mato Grosso do Sul, o da Reforma, na região sudoeste do Estado e o da Grande Dourados, formado por Caarapó, Deodápolis, Douradina, Dourados, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Itaporã, Jateí, Juti, Nova Alvorada do Sul, Rio Brilhante e Vicentina. A região é composta por 295.338 habitantes, com 6.078 agricultores, 1.872 famílias assentadas, duas comunidades quilombolas e oito áreas indígenas. FONTE: Portal Clic RBS - 13/05/2008 17h39