Sociedade civil se prepara em Roma para reunião do Comitê Mundial de Segurança Alimentar Desde sexta-feira membros da sociedade civil estão reunidos em Roma, Itália, em preparação para a reunião do Comitê de Segurança Alimentar Mundial das Nações Unidas (FAO), que começa hoje (13). A vice-presidente da Contag e secretária-geral da Coprofam, Alessandra Lunas, participa do evento compondo a representação da agricultura familiar latino-americana.
O objetivo central do encontro preparatório à reunião do comitê foi o de elaborar a proposta de consulta e a mobilização, que deve acontecer até dezembro de 2010, para escolha dos membros da sociedade civil de comporão o Comitê Mundial de Segurança Alimentar (CSA).
Segundo Alessandra Lunas, depois de muita luta a sociedade civil conseguiu uma representação no comitê. “Agora estaremos no mesmo espaço que os representantes dos governos que fazem parte do CSA”, relata a sindicalista.
Essa conquista é importante, pois confere à sociedade civil o direito de propor e discutir alternativas para o combate à fome no mundo dentro do CSA.
No caso da América Latina, cada sub-região terá um representante (América do Sul, região andina, América Central e Caribe). Além das sub-regiões, diversos segmentos serão representados, mas estes serão indicados mundialmente. A agricultura familiar e campesina terá quatro representantes. Durante a reunião preparatória também foram analisados os documentos que serão instrumentos de debates na reunião do Comitê de Segurança Alimentar Mundial. FONTE: Suzana Campos, Agência Contag de Notícias